Correio de Carajás

Após perder a perna em perseguição, saúde de PM é estável

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

É estável o quadro de saúde do policial militar da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam), Paulo Maurício Cavalcante dos Santos, que perdeu a perna esquerda após colidir a moto que pilotava com um caminhão coletor de lixo da Prefeitura de Parauapebas quando fazia uma perseguição a uma dupla suspeita, que estava em outra moto. O acidente aconteceu por volta das 22 horas da última terça-feira (15), no Bairro Vila Rica.

De acordo com o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM), major Gledson Melo dos Santos, o policial foi operado no início da madrugada de ontem, quarta-feira, 16, no Hospital Geral de Parauapebas (HGP). Ele precisou usar duas bolsas de sangue durante o procedimento cirúrgico, porque perdeu muito sangue quando teve a perna arrancada no acidente.

O comandante ressalta que o policial foi estabilizado e segue sedado, mas segundo avaliação médica não corre mais risco de morte. Segundo o major, os primeiros socorros que Paulo Cavalcante recebeu dos próprios colegas de farda, que estavam com ele fazendo a perseguição aos suspeitos, foi determinante para que ele não perdesse mais sangue e tivesse o quadro agravado.

Leia mais:

Assim que ele bateu no caminhão e teve a perna arrancada, de imediato os colegas pararam e fizeram os procedimentos de primeiros socorros recomendados nesse caso, pressionando o ferimento, para estancar a hemorragia. O policial foi socorrido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e levado direto para o HGP.

Assim que a notícia do acidente se espalhou pelas redes socais e foi informado que o militar precisava de sangue do tipo O negativo, muita gente seguiu para o hospital para fazer a doção, mas não puderam realizar o procedimento, porque não existe em Parauapebas posto de coleta de sangue do Hemocentro do Pará (Hemopa). A falta do órgão na cidade chegou a gerar revolta em quem queria ajudar o policial.

ACIDENTE

De acordo com o comandante do 23º BPM, major Gledson, o soldado Paulo Cavalcante estava em ronda pelo Bairro Vila Rica, com outros colegas de guarnição, quando avistou dois elementos em uma moto em atitude suspeita. A dupla ao perceber a presença da Rocam fugiu e os policiais iniciaram a perseguição.

Quando chegou à Rua Amsterdam, o policial tentou fazer uma curva e acabou batendo a moto que pilotava, uma Honda XRE 300, em um caminhão de coleta de lixo da prefeitura. O policial bateu na lateral esquerda da parte traseira do caminhão, em um ponto em que os garis seguem no veículo durante a coleta, que é uma prancha de aço.

Com o forte impacto, a perna do policial foi arrancada na altura do joelho. O membro ficou caído no asfalto, próximo ao policial.

De imediato os colegas pararam e fizeram os primeiros socorros, para tentar conter o sangramento. Muitos curiosos também se aglomeram no local para ver o acidente.

Pouco depois, chegou ao local uma ambulância do Corpo de Bombeiros, que fez o resgate do PM para o Hospital Geral de Parauapebas.

SAIBA MAIS

Em nota divulgada à Imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas informou que a cidade tem um banco de sangue, por isso sempre são feitas campanhas de doação de sangue no HGP. No entanto, não tem ainda posto de coleta, porque não existiria demanda para isso.

(Chagas Filho)

Mais

Execução de adolescente está cercada de mistério no Residencial Tocantins

Execução de adolescente está cercada de mistério no Residencial Tocantins

Um mistério cerca um homicídio ocorrido às 20 horas desta sexta-feira (14) no Núcleo São Félix, especificamente no Residencial Tocantins,…
Piloto morre em colisão de moto com caminhonete entre Parauapebas e Curionópolis

Piloto morre em colisão de moto com caminhonete entre Parauapebas e Curionópolis

A colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete tirou a vida de Aldecir Simão Borges, de 44 anos de idade,…
Policial reage a tentativa de assalto e é baleado com três tiros

Policial reage a tentativa de assalto e é baleado com três tiros

Um policial militar foi baleado após reagir a uma tentativa de assalto nesta sexta-feira (14), em Redenção, no sul do…
“Boca de fumo” é denunciada e duplinha vai presa por tráfico de drogas

“Boca de fumo” é denunciada e duplinha vai presa por tráfico de drogas

A denúncia de uma “boca de fumo” levou uma guarnição da Polícia Militar a encaminhar para a Delegacia de Polícia…
Bêbado invade casa e ameaça mãe e bebê em Parauapebas

Bêbado invade casa e ameaça mãe e bebê em Parauapebas

É confuso explicar os motivos que teriam levado Dheymisom Teodoro Santana a ameaçar uma mulher com um bebê, no Bairro…
Parauapebas: Ladrão de moto foge e dá trabalho para a PM no Rio Verde

Parauapebas: Ladrão de moto foge e dá trabalho para a PM no Rio Verde

Gedsom Souza Silva foi parar na 20º Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas após tentar fugir de uma guarnição…