Correio de Carajás

Após denúncia no Correio de Carajás, Prosap faz ‘gambiarra’ para conter esgoto

Estrada aterrada por obra do Prosap recebeu "gambiarra" para escoar esgoto (Imagem: Ronaldo Modesto)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Estrada aterrada na Rua 19, que canalizava resíduos para propriedades de moradores do Bairro União, foi cortada

Após a reportagem do Portal Correio de Carajás denunciando obra do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) que encheu de esgoto propriedades da Rua 19, no Bairro União, uma “gambiarra” foi feita pelos executores para tentar resolver a situação.

A estrada de terra estabelecida no perímetro, que passa por trás do 23ª Batalhão de Polícia Militar, foi cavada transversalmente para que o esgoto voltasse a ser despejado no Igarapé Ilha do Coco, mais conhecido como “Sebosinho”.

Até então, conforme moradores denunciaram ao Correio de Carajás, o esgoto acabou ficando aprisionado na margem anterior ao curso de água, canalizado pela margem da via, invadindo propriedades e trazendo mau odor, mosquitos e risco de doenças aos moradores.

Leia mais:

Após isso, engenheiros do Prosap estiveram no local para operar a obra de emergência. Um deles, Reginaldo Rocha, falou sobre a situação: “Esse problema [escoamento de esgoto no Sebosinho] já existia antes do início das obras, proveniente das residências nas proximidades e da Estação de Tratamento da [Rua] 19”, disse o engenheiro.

“O que estamos fazendo agora é trazendo de volta o esgoto, que estava represado em uma margem do sistema viário, sendo conduzido em um sistema de concreto armado até mais adiante, até para que na fase final da obra possamos conduzir esse esgoto para uma central de tratamento adequada”, concluiu Reginaldo.

O servidor público ainda pontuou que as obras, que abarcam o sistema de esgoto do bairro Liberdade, devem ser concluídas ao final deste ano. Daniel Magalhães, engenheiro mecânico responsável por supervisionar o sistema de águas e esgoto contemplados pelo Prosap, também clarificou o intuito das obras no local.

“Hoje, as Estações de Tratamento de Esgoto que existem como esta da Rua 19 estão obsoletas, e estamos trabalhando para integrar todos esses sistemas em uma nova ETE, no bairro Rio Verde, bem maior e mais moderna, que vai ter capacidade de tratar toda a mancha do Programa: Bairro da Paz, Rio Verde e União, onde não existe hoje unidade coletora”, declarou Daniel.

Em contato com a Assessoria de Comunicação do Prosap no dia 12, segunda-feira, foi solicitada nota oficial sobre a situação da Rua 19, porém a nota esta não foi emitida até a publicação desta reportagem, nesta quarta (14). (Juliano Corrêa – com informações de Ítalo Almeida)

Comentários

Mais

Residentes do Cidade Jardim clamam por auxílio da gestão de Parauapebas

Residentes do Cidade Jardim clamam por auxílio da gestão de Parauapebas

Dentre os manifestantes que acamparam em frente à Prefeitura de Parauapebas de terça (3) para quarta (4) estavam moradores do…
Justiça determina que manifestantes deixem a Prefeitura de Parauapebas

Justiça determina que manifestantes deixem a Prefeitura de Parauapebas

O prefeito de Parauapebas Darci Lermen não se reuniu com os manifestantes que ocupam o prédio do Executivo e correu…
Moradores de 6 setores acampam na Prefeitura de Parauapebas

Moradores de 6 setores acampam na Prefeitura de Parauapebas

A manifestação iniciada na terça-feira (3) em frente à Prefeitura de Parauapebas não esmoreceu e continua ainda na tarde desta…
Principal emissor de carbono, Pará se compromete a reduzir 86% das emissões de gases do efeito estufa até 2036

Principal emissor de carbono, Pará se compromete a reduzir 86% das emissões de gases do efeito estufa até 2036

O Pará entrou nesta quarta-feira, 4, na lista de estados que aderiram à campanha Race to Zero (Corrida para o…
Primeira escola cívico-militar do sul do Pará é inaugurada em Redenção

Primeira escola cívico-militar do sul do Pará é inaugurada em Redenção

A primeira escola cívico-militar do sul do Pará foi inaugurada em Redenção, nesta terça-feira (3). Denominada Escola Municipal Cívico-Militar Eva…
Despejados do Nova Carajás protestam na Prefeitura de Parauapebas

Despejados do Nova Carajás protestam na Prefeitura de Parauapebas

A terça-feira (3) foi marcada por manifestações em Parauapebas, em que associações de diferentes bairros mandaram representantes para a porta…