Correio de Carajás

Prosap deságua esgoto na casa de moradores

Plantações caseiras no bairro União foram inundadas com esgoto/ (Imagem: Ronaldo Modesto)

DESTRUIÇÃO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Proprietários de imóveis no Bairro União sofrem com o despejo indevido na Rua 19, que invade quintais e destrói jardins e hortas

Uma situação de descaso por parte da Prefeitura de Parauapebas foi registrada nesta segunda-feira (12) pela reportagem do Correio de Carajás: uma recanalização de esgoto feita no Bairro União está atingindo diretamente casas e loteamentos na Rua 19, causando problemas ambientais e habitacionais.

As obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) no local viabilizaram uma estrada de terra que corta o perímetro, atrás do Quartel da Polícia Militar.

O esgoto, que antes era despejado no Igarapé Ilha do Coco, conhecido como “Sebosinho”, acabou ficando emprisionado na margem anterior ao curso de água, canalizado pela margem da via, invadindo propriedades e trazendo mau odor, mosquitos e risco de doenças aos moradores.

Leia mais:

Os resíduos, segundo João Batista Neto, antes desciam pelas ruas 16 e I e caíam no sentido do córrego do Sebosinho. Agora, com a estrada, o despejo é canalizado diretamente para as propriedades dos moradores.

 

João mostra à reportagem que as plantações de couve, banana e outras culturas foram devastadas pelo esgoto. “Aqui era tudo aterrado, plantava de tudo por aqui. Agora com essa estrada ficam poças, muitos mosquitos, meus pés de banana estão para morrer. Disseram que essa obra [do Prosap] era pra trazer benfeitorias, mas só piorou a situação”, desabafou João.

Outro morador do perímetro, João Farias, também teve os cultivos detonados pelo esgoto concentrado. “Você tá vendo o esgoto aí?”, diz o munícipe enquanto aponta para as poças de dejetos. “Isso tudo aí era plantação minha, agora já morreu Gastei muito pra aterrar tudo aí, e agora também não querem deixar a gente aterrar mais”, diz João Farias, indignado com o descaso.

João Freitas também foi vítima do Prosap que inundou a propriedade com esgoto (Imagem: Ronaldo Modesto)

A Reportagem procurou na segunda-feira (12) a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Parauapebas questionando sobre a situação, mas não teve retorno até esta terça (13).

Implantação de estrada de terra canalizou esgoto diretamente para propriedade de moradores do Bairro União (Imagem: Ronaldo Modesto)

O projeto tem prazo para conclusão das obras de seis anos, com a divisão do cronograma em três etapas, e é 80% financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que deverá investir 70 milhões de dólares do BID, com contrapartida de 17 milhões de dólares do município, o que ultrapassa os R$ 350 milhões. (Juliano Corrêa)

Comentários

Mais

Covid-19: Anvisa diz que não há estudo conclusivo sobre 3ª dose

Covid-19: Anvisa diz que não há estudo conclusivo sobre 3ª dose

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou em comunicado hoje (23) que ainda não há evidências suficientes para uma…
ONS prevê cenário energético "sensível" até novembro

ONS prevê cenário energético "sensível" até novembro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou as previsões para o atendimento de energia ao Brasil até novembro e…
DJ Ivis pede perdão a Pamella Holanda em suposta carta lida pelo advogado do cantor

DJ Ivis pede perdão a Pamella Holanda em suposta carta lida pelo advogado do cantor

A cearense Pamella Holanda, vítima de agressões de DJ Ivis, revelou que o cantor enviou uma suposta carta, por meio do advogado, com um pedido de perdão.…
Rede estadual retoma aulas no início de agosto

Rede estadual retoma aulas no início de agosto

A redução do número de novos casos e de óbitos por Covid-19, bem como a adesão à vacinação contra o…
Clarice, a jovem que anda nua em Parauapebas, não está abandonada

Clarice, a jovem que anda nua em Parauapebas, não está abandonada

Uma cena comum em Parauapebas e que choca muita gente é a de uma mulher andando sem roupas pelas ruas…
Mãe pede ajuda para comprar cadeira de banho para o filho

Mãe pede ajuda para comprar cadeira de banho para o filho

Com grande parte do corpo atrofiado, conseguindo movimentar apenas uma das mãos e a cabeça, o jovem Handriw Rafael Vasconcelos…