Em decorrência da falta de abastecimento dos postos de combustíveis de Marabá – por conta da greve dos caminhoneiros – o transporte público está com apenas 20 ônibus circulando nesta segunda-feira (28).
Segundo João Martins, gerente local da TCA, menos da metade da frota está rodando, isso porque a empresa conseguiu comprar uma quantidade de diesel antes de todos os postos da cidade secarem.
“Compramos de alguns fornecedores o que tinha na cidade e se não conseguirmos resolver o problema do diesel hoje ficaremos em situação complicada. Estou fazendo uma logística muito vigiada para não faltar e vamos tentar conseguir mais porque acho que só circulamos mais hoje com o que temos”, disse.
Leia mais:Devido à falta de diesel, hoje a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) levou ao governo federal proposta de redução do preço deste combustível que tem impacto de 23% nos custos do transporte coletivo.
De acordo com a entidade, o desabastecimento e os sucessivos aumentos do diesel impactam gravemente o transporte por ônibus urbano em todo o país, com redução de frota e suspensão das atividades em várias cidades.
A proposta prevê redução de 50% no custo do diesel para o transporte público como forma de reduzir as passagens. (Luciana Marschall – com informações de Adilson Poltroniere)