Correio de Carajás

Caminhão de combustível chegará a aeroporto de Marabá ainda hoje

Foto: Arquivo CORREIO
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
375 Visualizações
2 Visualizações

Embora, os voos comerciais não tenham sido afetados em Marabá, devido à greve dos caminhoneiros, um caminhão com combustível de aviação será escoltado pela Polícia Rodoviária Federal até o aeroporto da cidade nesta segunda-feira (28). A previsão, segundo a Infraero, é que o produto chegue por volta das 17 horas de hoje.

“Ontem [domingo] conseguimos um apoio, através da superintendência do Aeroporto de Belém, que foi justamente o comboio da Polícia Rodoviária Federal para escoltar um caminhão que está vindo da capital para reabastecer os tanques do posto de abastecimento de aeronaves aqui do aeroporto de Marabá, em aproximadamente 64 mil litros. Com isso, a gente vai ter uma autonomia de pelo menos mais uma semana. Então as operações continuam normais”, confirmou Wigson Diego Saturnino Santos, superintendente do Aeroporto de Marabá.

Segundo ele, a Infraero tem monitorado a greve dos caminhoneiros nos últimos dias, com o intuito de prevenir os passageiros de quaisquer transtornos. “Desde quando se iniciou essa crise no último domingo, não tivemos impactos no aeroporto, nenhum voo cancelado por conta dessa situação. Na verdade, o posto de abastecimento, segundo informações, tem combustível para atender [o aeroporto] em até quatro dias”. O Aeroporto João Correa da Rocha opera com cinco voos diários, com destino a Belém, Brasília e Belo Horizonte e conta com três companhias aéreas: Azul, Gol e Latam.

Leia mais:

“A gente não sabe até quando vai se arrastar esse movimento grevista, mas gente trabalha de forma preventiva. Temos monitorado toda essa situação, justamente para evitar qualquer tipo de impacto ou transtorno para o aeroporto de Marabá”, garante Wigson Diego.

Pequenas aeronaves

Apesar dos voos comerciais não terem sofrido alterações, os voos executivos, realizados por pequenas aeronaves, foram todos cancelados.  “O combustível para esse tipo de aeronave é diferenciado das aeronaves consideradas a jato, dos voos regulares. Então, nós estamos com um problema, o posto de abastecimento de aeronaves não tem o combustível. Tivemos que emitir um aviso ao aeronavegante dizendo que o aeroporto de Marabá não detém esse combustível”, disse o superintendente, que confirmou também que nenhum avião de pequeno porte se encontra no pátio do aeroporto de Marabá.

De acordo com ele, essa situação já tem uma semana e deve se estender por mais sete dias. Wigson ainda explicou que o combustível usado nas aeronaves pequenas não vem de Belém, mas sim da cidade de Cubatão, no estado de São Paulo e que, cerca de 40 voos executivos são feitos semanalmente no Aeroporto de Marabá.

Panorama

Nota emitida pela Infraero informa que até às 14h20 de hoje, os aeroportos administrados por ela que estavam sem combustível eram: São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Teresina (PI), Paulo Afonso (BA), Palmas (TO) e Pampulha (MG). A nota diz ainda que:

“Os aeroportos estão abertos e têm condições de receber pousos e decolagens. Nos terminais em que o abastecimento está indisponível no momento, as aeronaves que chegarem só poderão decolar se tiverem combustível suficiente para a próxima etapa do voo. Aos passageiros, a Infraero recomenda que procurem suas companhias para consultar a situação de seus voos”. A empresa administra 54 aeroportos em todo o país.

Saiba Mais

A quantidade de atrasos e cancelamentos de voos pode ser checada no site da Infraero (http://www4.infraero.gov.br/) na seção Situação dos Voos.

(Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)

Foto: Arquivo CORREIO

Comentários

Mais

Inscrições para Programa de Estágio foram prorrogadas até dia 21

Inscrições para Programa de Estágio foram prorrogadas até dia 21

O Grupo Equatorial Energia prorrogou até esta quarta-feira, dia 21, as inscrições para o processo seletivo do seu Programa de…
Mulher é atacada por dois pitbulls em Conceição do Araguaia

Mulher é atacada por dois pitbulls em Conceição do Araguaia

Uma mulher foi atacada por dois cachorros da raça pitbull em Conceição do Araguaia, no sul do Estado. O fato…
Políticas públicas garantem defesa de direitos dos Povos Indígenas no Pará

Políticas públicas garantem defesa de direitos dos Povos Indígenas no Pará

O técnico agrícola Raimundo Delival é extensionista rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) há…
Média de mortes em 2020 não foi menor que em 2019

Média de mortes em 2020 não foi menor que em 2019

Postagem do cantor Roger Moreira no Twitter usa dados antigos e incompletos de mortes por covid-19 no Brasil. Print do…
Casa da Cultura lança oficina virtual e gratuita de grafismo indígena

Casa da Cultura lança oficina virtual e gratuita de grafismo indígena

No Dia do Índio é comum as crianças chegarem da escola com o rosto pintado e um cocar na cabeça.…
Pará atinge o segundo lugar no ranking nacional de vacinação contra Covid-19

Pará atinge o segundo lugar no ranking nacional de vacinação contra Covid-19

O Pará já é o segundo estado que mais aplicou doses de vacinas contra a Covid-19 entregues pelo governo federal,…