Correio de Carajás

Análise: O torcedor tem o direito de sonhar

Foto: Ulisses Pompeu
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quando o Águia estreou profissionalmente em 1999, diante da Tuna-Luso, no Estádio Zinho Oliveira, eu estava lá na beira do campo, fazendo a cobertura jornalística para o jornal Correio do Tocantins (hoje jornal CORREIO). Nunca me esqueço daquele jogo: o Águia perdeu de 2×0, com dois tentos anotados por um certo Welber, que dali vestiria a camisa do Paysandu e depois do São Paulo (SP). Mas, mesmo com a derrota, eu vi que o Águia estava dentro de um cenário poderoso, era um estranho no ninho, tentando fazer frente aos três grandes. Sim! Eram três: Remo, Paysandu e Tuna.

Vi que seria difícil um time do interior ser campeão, pois a própria atmosfera dos jogos mostrava que os chamados grandes sempre estariam no topo. Mas era possível sonhar. Inclusive, naquele ano, o Castanhal terminou em terceiro, a Tuna em quarto; e Leão campeão com o Papão de vice.

De lá para cá, o Águia manteve uma trajetória regular. Teve belos times. A equipe de 2003 terminou em quarto; o time de 2008 bateu na trave, sendo vice-campeão, perdendo para o Remo. A diretoria manteve um bom trabalho e findou o ano seguinte em quarto novamente; e em 2010 ficou novamente no pódio, desta vez perdendo a final para o Paysandu.

Leia mais:

De lá para cá, o Independente (Tucuruí) e o Cametá foram os únicos interioranos que venceram, enquanto a melhor pontuação do Águia foi um terceiro lugar em 2012. Depois disso, o Azulão de Marabá foi se afastando dos primeiros colocados.

Agora, mais uma vez, parece que existe algo diferente; até mesmo o discurso da diretoria carrega um tom de otimismo proativo, pois ao mirar o G-4 do Parazão, o objetivo é ousado e, ao mesmo tempo, coerente. É como se o Águia tentasse reconquistar seu lugar. O lema do time é “Estamos prontos!” A torcida tem o direito de sonhar com voos mais altos, afinal estamos falando de uma “Águia”. Vamos ver no que vai dar. (Chagas Filho)

Comentários

Mais

Revitalização do Ginásio Renato Veloso avança

Revitalização do Ginásio Renato Veloso avança

A obra de revitalização do Ginásio de Esportes “Renato Veloso”, localizado na Folha 16, na Nova Marabá, iniciou em agosto…
Com gol contra, Remo vence Avaí em confronto de Leões pela Série B

Com gol contra, Remo vence Avaí em confronto de Leões pela Série B

No jogo entre os Leões Azul e da Ilha, melhor para o representante do Pará. Nesta quinta-feira (16), o Remo…
Flamengo e Grêmio duelam em busca de vaga na semifinal

Flamengo e Grêmio duelam em busca de vaga na semifinal

Em meio a uma polêmica sobre a presença de público nas arquibancadas do Maracanã, Flamengo e Grêmio se enfrentam nesta…
Gabriel Medina é tricampeão mundial de surfe nos Estados Unidos

Gabriel Medina é tricampeão mundial de surfe nos Estados Unidos

O brasileiro Gabriel Medina conquistou o Campeonato Mundial de Surfe pela terceira vez. A praia de Trestles, na Califórnia, foi tomada pela torcida…
Campanha por respeito à ciclofaixa ganha adesão

Campanha por respeito à ciclofaixa ganha adesão

Na manhã de sábado (11), em comemoração ao Dia do Ciclista, centenas de ciclistas se reuniram na campanha “Ciclofaixa é…
David Luiz é apresentado oficialmente pelo Flamengo

David Luiz é apresentado oficialmente pelo Flamengo

O zagueiro David Luiz foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (13) como novo reforço do Flamengo. O jogador de 34 anos…