A dois dias para o início das festividades de Carnaval, as pessoas precisam redobrar a atenção não somente em relação às festas, mas também aos riscos de acidentes no trânsito que se tornam mais frequentes neste período. O aumento no tráfego de veículos durante a folia, associado à ingestão de bebida alcoólica, pode causar colisões e fraturas graves em vítimas.
O alerta é do ortopedista e traumatologista Miqueias Feitosa Leite, que atua em Parauapebas e concedeu entrevista ao quadro Falando de Saúde, no Fala Cidade, com o apresentador Alex Tavares. “É importante alertar a população para ter cuidado no trânsito ao andar de moto, de carro, ao transitar pelas ruas ingerindo bebida alcoólica, todos os dias internamos pacientes vítimas de acidente de trânsito”, disse.
Segundo o especialista, nesta época os leitos hospitalares da rede municipal são ocupados em sua maioria por pacientes com algum tipo fratura. “Oitenta por cento dos leitos são ocupados em decorrência de acidente de trânsito, e por fraturas graves”, destaca.
Leia mais:Para o ortopedista, o trabalho do médico não se restringe a tratar o paciente, mas levar a orientação sobre como prevenir os acidentes, que também podem ser fatais. Outro dado apresentado pelo especialista é que os jovens são a maioria entre as vítimas de colisão. (Theíza Cristhine)