Depois da eliminação – para muitos precoce – da Série D, que decretou o fim do calendário de jogos oficiais este ano, o Águia de Marabá Futebol Clube segue olhando pra frente. O objetivo da diretoria é tentar montar um elenco ainda mais forte do que o atual, com o qual o time marabaense se tornou campeão paraense pela primeira vez. O título fez dessa temporada a mais vitoriosa da história do clube, que foi profissionalizado em 1999.
De acordo com o que foi informado pelo presidente do Águia, Sebastião Ferreira Neto (Ferreirinha); e pelo vice, Pedrinho Correia, a diretoria renovou contrato com alguns jogadores que devem manter o que restou da base campeã, como uma estrutura inicial para um novo trabalho, e está indo em busca de outros atletas.
A ideia é assistir a jogos da Série D e também da Segundinha do Paraense (que deve iniciar provavelmente em outubro), para reforçar o elenco nas posições em que o time está mais fragilizado. “O Águia de Marabá vai ver os jogadores in loco”, assegura Pedrinho.
Leia mais:Aliado a isso, a diretoria se reuniu esta semana com o técnico Rafael Jaques e está negociando sua permanência para 2024. “É um treinador que a diretoria gostou muito do trabalho dele”, afirmou Pedrinho, ao acrescentar que os erros na reta final da Série D servirão de aprendizado para a temporada que vem, que terá muitas competições.
Devido ao fato de ter sido campeão paraense, o Águia conquistou o direito de disputar novamente a Copa do Brasil, a Série D, a Copa Verde. Ou seja, o time vai disputar (contando com o Parazão) quatro competições.
Mirando no torcedor
Fora de campo, a diretoria do Azulão marabaense está tentando aprimorar a venda de ingressos, por meio do bilhete eletrônico, para dar mais comodidade ao torcedor. Além disso, está em fase de execução o programa de sócio torcedor do Águia, algo que deve ajudar o clube a ter mais consistência financeira.
“Quero dizer ao torcedor que você é essencial. Foi maravilhoso ir ao estádio Zinho Oliveira e ver aquela legião de crianças apaixonadas pelo Águia. Aquilo motivou todos nós, mas nos trouxe uma responsabilidade muito grande, pois temos que formar um elenco que possa dar alegrias em 2024 como deu em 2023”, reconhece o cartola.
Centro de treinamento
Além disso, n mês passado, o Águia anunciou, por meio de suas redes sociais, o início das obras de construção do seu Centro de Treinamento (CT), localizado no Bairro Novo Progresso, Núcleo São Félix. O terreno do CT foi conseguido por meio de parceria entre Prefeitura e Câmara Municipal, que firmaram um termo de Concessão de Uso, por 25 anos.
No projeto inicial do CT estão a construção de dois campos de futebol, alojamento para 60 pessoas, área para pré-temporada, academia de ginástica, piscina, além da área administrativa, conforme explicou o presidente “Ferreirinha”. Segundo ele, a intenção da diretoria é que já em 2024 seja construído o primeiro campo de futebol para que o Águia faça seus treinamentos.
SAIBA MAIS
O título incontestável de campeão paraense conferiu ao Águia a posição de quarta maior força do Estado, em teremos históricos, pois o clube já tinha conquistados dois vice-campeonatos (2008 e 2010). Com isso, o time de Marabá fica atrás apenas de Paysandu, Remo e Tuna-Luso.
(Chagas Filho)