Correio de Carajás

Aglomeração e poluição sonora se multiplicam em Marabá e viram dilema

Viaturas da SEMM, GMM e Polícia Militar chegam à orla para dispersar os “foliões” fora de época/Fotos: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ao contrário do que vinha ocorrendo até o fim de maio, quando a maioria dos acontecimentos de poluição sonora restringia-se às residências, neste último fim de semana (6 e 7 de junho), muita gente continua descumprindo o isolamento social. Diante da situação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) atendeu 28 denúncias de poluição sonora, apreendeu um veículo e seis caixas amplificadas.

Um veículo com som automotivo foi guinchado da Folha 21, Nova Marabá, para a SEMMA por cometer o crime de poluição sonora. Das outras apreensões, duas foram encaminhadas para a delegacia.

No domingo, dois moradores da Folha 13 (Nova Marabá) foram conduzidos por lesão corporal a um guarda municipal, dano ao patrimônio e perturbação do sossego, justamente quando os agentes públicos atendiam a uma ocorrência de poluição sonora.

Leia mais:
Agentes da segurança pública estão atuando em vários pontos da cidade
 

Esse caso foi a pior situação do final de semana. Seguindo contas em boletim de ocorrência e também no relato de testemunhas, Jaquelisson Lira Gomes e Vandou Souza Costa, ao serem abordados pelos guardas municipais, obedeceram a ordem para baixar o volume de uma caixa de som. Mas a situação piorou.

Os dois teriam partido para cima de um vizinho, armados de facões e também tijolos. Eles depredaram a casa do vizinho, alegando que ele havia feito a denúncia. Durante a confusão até mesmo uma criança teria sido golpeada no braço.

Durante a autuação, a dupla passou a agredir os guardas municipais, arremessando pedaços de concreto e tijolos na viatura. Um guarda municipal foi atingido na cabeça. A Polícia Militar foi acionada e capturou um dos indivíduos e a GMM prendeu o outro agressor. Além disso, a caixa de som também foi apreendida pelos agentes públicos.

Até mesmo uma caixa de som foi apreendida durante uma briga de vizinhos
 

Outro cidadão morador da Rua Nossa Senhora da Conceição, no bairro Liberdade, também foi conduzido por perturbação do sossego. Ele foi identificado como Adão Teixeira Campos, que estava visivelmente embriagado e ouvindo som em volume muito alto.

Na orla

A Semma ainda deu apoio à Polícia Militar em operação realizada na Orla de Marabá, onde foram registradas algumas aglomerações. A Polícia Militar dispersou a população bem como todos condutores e respectivos veículos que promoviam encontros.

Muitos jovens na orla parecem não dar a mínima para o vírus
 

Segundo informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, todos os que foram identificados nas aglomerações da orla vão responder a processos administrativos por crime ambiental.

Durante o final de semana, vários foram os vídeos gravados por pessoas que passaram de carro na orla denunciando a aglomeração que pode caracterizar a ocorrência de todos tipos de delito: o primeiro é o crime ambiental (poluição sonora) e outro é o de colocar em risco a saúde de terceiro com a proliferação de doença contagiosa (covid-19).

Os vídeos com as aglomerações, que exibem pessoas circulando juntas sem máscaras foram compartilhados nos grupos de WhatsApp junto com desabafos pela falta de responsabilidade de quem pode estar transmitido o vírus em tempos de pandemia. (Da Redação e Ascom/PMM)

SAIBA MAIS

Nessas operações, a Semma também contou com o indispensável apoio da Guarda Municipal de Marabá (GMM). E ainda, em outra operação integrada com a PRF – Polícia Rodoviária Federal – fez a apreensão de dois caminhões transportando madeira serrada, de várias espécies, de forma ilegal, por divergência de volume e documentação.

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…