Com a chegada do Dia dos Namorados, comemorado nesta terça-feira (12), lojistas de Marabá esperam aumentar as vendas, principalmente de roupas, calçados e cosméticos, que são os produtos com mais saída nesta época do ano. Embora as expectativas sejam boas, o movimento na última semana não foi dos melhores. Segundo Raimundo Alves da Costa Neto, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom), o motivo pode ser as compras deixadas para a última hora, uma prática muito comum entre os brasileiros.
“Como a data cai em um meio de semana e as pessoas estão trabalhando, a gente espera que no horário depois das 18 horas haja mais procura. Neste caso, o pessoal vai menos para o comércio de rua e mais para o shopping”, observa, dizendo que as lojas que costumam ficar abertas até mais tarde são as dos segmentos de produtos mais comercializados no período. “O comerciante está otimista e com bastante mercadoria, mas o consumidor continua um pouco arredio na questão de gastos. Mesmo assim, a estimativa é de crescimento em relação ao ano passado, de 2% a 3% no máximo”, avalia.
Neto diz também que um dos motivos da baixa movimentação no comércio é a Copa do Mundo, que já começa nesta quinta-feira (14). “Algumas pessoas compraram materiais da copa, ou estão guardando dinheiro para fazer alguma comemoração ou uma festinha”. Enquanto alguns lojistas investem na qualidade dos produtos para alavancar as vendas, outros apostam em promoções, como é o caso de uma loja de eletrônicos localizada no Shopping Pátio Marabá.
Leia mais:“Nós temos vários itens em oferta aqui na nossa loja, a partir de R$799 e promoção também. Na compra de um Galaxy 9, por exemplo, você ganha 50% de desconto se levar outro aparelho”, conta Raniere Nascimento, representante da loja.
Conforme informou, desde a última sexta-feira (8) as saídas de produtos aumentaram, assim como o faturamento. “O cliente tem comprado muito os aparelhos em valores promocionais, tanto do S8 quanto S9, que têm saído bastante com a promoção de 50% e, principalmente, com a opção de troca pelo aparelho usado, que é dado como entrada”, confirma. Diante da variedade, os consumidores têm buscado produtos como perfumes e joias para presentear os seus parceiros. Paulo Lima, por exemplo, comprou uma aliança para a namorada com quem está há sete meses.
Em entrevista ao CORREIO, ele afirma que este é o primeiro Dia dos Namorados que passa junto dela e que espera marcar o momento com um bom presente. Já Kerlon Caio de Melo Souza optou por um perfume para entregar à amada nesta terça-feira (12). “Porque é algo que ela gosta muito e que combina muito com ela”. (Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho).