O nível do Rio Parauapebas continua subindo devido à chuva que cai na região de Carajás. A enchente do rio já causou até à tarde de hoje, sexta-feira, a retirada de 70 famílias das áreas inundadas.
Segundo dados da Coordenação de Defesa Civil do Município (Comdec), divulgados agora á tarde, seis famílias estão desabrigadas e 64 desalojadas. Os bairros Liberdade 1 e 2, Primavera, União, Rio Verde, Popular 2 e Jardim Canadá são os mais atingidos.
De acordo com a Comdec, equipes do órgão estão atuando na identificação dos problemas, fazendo os encaminhamentos e buscando solução para amenizar a situação. Hoje foram identificados 25 pontos de alagamentos e dois de deslizamentos e, desta vez, também há caso de inundação.
Leia mais:O Rio Parauapebas está agora com 11,25 metros acima do nível normal, tendo subido 20 centímetros de ontem, quinta-feira, 19, para hoje. Com a previsão de mais chuvas para a região, o rio deve seguir enchendo e mais famílias podem ser atingidas.
Ainda segundo a Defesa Civil, em conformidade ao decreto municipal nº 312/03/2020 referente às medidas de prevenção contra o coronavírus, a as famílias desabrigadas e desalojadas estão sendo encaminhadas para a casa de parentes ou amigos. As famílias que não têm essa alternativa irão receber o Auxílio Eventual pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para não serem enviadas para o abrigo municipal a fim de evitar aglomeração.
“O governo municipal tem acompanhado a situação das famílias atingidas pelos alagamentos e inundações no município e tem dado especial atenção quanto às medidas de prevenção contra o coronavírus, diz a Comdec, informando que, para acionar a Defesa Civil, basta ligar nos números: 3356-2597 ou 199. (Tina Santos)