Mais uma vez a Celpa foi alvo de reclamações e polêmica em Marabá, após cortar a energia de comerciantes e moradores na Folha 28, em pleno sábado (22). A concessionária de energia até pode realizar cortes – afinal, é prerrogativa dela, caso os usuários estejam em débito. Porém, a interrupção da energia deve ser avisada no talonário que chega a residência dos usuários com 15 dias de antecedência. E não pode ser feita, sob qualquer pretexto, em véspera de feriado ou nos fins de semana, como determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Lucidalva da Silva Araújo, pequena comerciante e moradora da Folha 28 foi uma das pessoas atingidas pelo corte em massa ocorrido naquela área no final de semana. Indignada, ela contou à reportagem que a empresa não manda aviso prévio, e que até mesmo o talão de contas não tem chegado. “Eles não mandaram aviso, não mandaram o meu talão de luz. Eu, todo mês, para pagar a minha luz, tenho que pagar o Cyber e acessar a internet para ver quanto deu minha conta do mês”, justificou.
Ela ainda disse que tentou argumentar com um dos funcionários da concessionária para impedir o corte. “Mas foi em vão. Paguei um talão, ficou um para pagar e mesmo assim eles cortaram a minha energia, sem mandar aviso. E pior, cortaram no sábado, quando nem lotérica tem aberta pra pagar. Falei que eu paguei um e que eu iria pagar o outro na segunda, pedi para religar, mas não teve jeito”, declarou, dizendo ainda que os funcionários da empresa que presta serviço para a Celpa foram “ignorantes” com ela.
Leia mais:Quem também não gostou nem um pouco da situação foi Fátima Pereira, que tem uma loja ao lado do estabelecimento de Lucidalva. “Aqui, outro dia, cortaram a minha energia também. Eu pague, mas mesmo assim ficou cinco dias cortada. E a gente liga para eles e eles ainda dizem que a gente não liga”, relatou, alegando que também não tem recebido o talão de energia em casa. “Eu peço para eles virem ligar com o talão pago e eles não vêm, passa mais de semana”, reclamou.
O que diz a Celpa
Em nota, a Celpa diz que só executa suspensão do fornecimento aos finais de semana quando há uma religação feita à revelia. O procedimento é realizado quando a conta contrato teve seu fornecimento suspenso, não houve pagamento dos débitos e o cliente faz uma religação à rede por conta própria.
“A empresa também aproveita para reforçar que o cliente é informado previamente sobre o corte na fatura de energia elétrica. O aviso é impresso na própria fatura de energia do cliente conforme determina a legislação do setor elétrico”, diz o comunicado.
Em relação a não entrega das faturas nas residências, a concessionária informou que vai apurar a situação para resolvê-la e orienta que a fatura pode ser acessada por meio do site (www.celpa.com.br) ou do aplicativo que pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis. “A fatura fica disponível no sistema até cinco dias antes do vencimento”, finaliza a nota. (Nathália Viegas com informações de Adilson Poltroniere)
Mais uma vez a Celpa foi alvo de reclamações e polêmica em Marabá, após cortar a energia de comerciantes e moradores na Folha 28, em pleno sábado (22). A concessionária de energia até pode realizar cortes – afinal, é prerrogativa dela, caso os usuários estejam em débito. Porém, a interrupção da energia deve ser avisada no talonário que chega a residência dos usuários com 15 dias de antecedência. E não pode ser feita, sob qualquer pretexto, em véspera de feriado ou nos fins de semana, como determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Lucidalva da Silva Araújo, pequena comerciante e moradora da Folha 28 foi uma das pessoas atingidas pelo corte em massa ocorrido naquela área no final de semana. Indignada, ela contou à reportagem que a empresa não manda aviso prévio, e que até mesmo o talão de contas não tem chegado. “Eles não mandaram aviso, não mandaram o meu talão de luz. Eu, todo mês, para pagar a minha luz, tenho que pagar o Cyber e acessar a internet para ver quanto deu minha conta do mês”, justificou.
Ela ainda disse que tentou argumentar com um dos funcionários da concessionária para impedir o corte. “Mas foi em vão. Paguei um talão, ficou um para pagar e mesmo assim eles cortaram a minha energia, sem mandar aviso. E pior, cortaram no sábado, quando nem lotérica tem aberta pra pagar. Falei que eu paguei um e que eu iria pagar o outro na segunda, pedi para religar, mas não teve jeito”, declarou, dizendo ainda que os funcionários da empresa que presta serviço para a Celpa foram “ignorantes” com ela.
Quem também não gostou nem um pouco da situação foi Fátima Pereira, que tem uma loja ao lado do estabelecimento de Lucidalva. “Aqui, outro dia, cortaram a minha energia também. Eu pague, mas mesmo assim ficou cinco dias cortada. E a gente liga para eles e eles ainda dizem que a gente não liga”, relatou, alegando que também não tem recebido o talão de energia em casa. “Eu peço para eles virem ligar com o talão pago e eles não vêm, passa mais de semana”, reclamou.
O que diz a Celpa
Em nota, a Celpa diz que só executa suspensão do fornecimento aos finais de semana quando há uma religação feita à revelia. O procedimento é realizado quando a conta contrato teve seu fornecimento suspenso, não houve pagamento dos débitos e o cliente faz uma religação à rede por conta própria.
“A empresa também aproveita para reforçar que o cliente é informado previamente sobre o corte na fatura de energia elétrica. O aviso é impresso na própria fatura de energia do cliente conforme determina a legislação do setor elétrico”, diz o comunicado.
Em relação a não entrega das faturas nas residências, a concessionária informou que vai apurar a situação para resolvê-la e orienta que a fatura pode ser acessada por meio do site (www.celpa.com.br) ou do aplicativo que pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis. “A fatura fica disponível no sistema até cinco dias antes do vencimento”, finaliza a nota. (Nathália Viegas com informações de Adilson Poltroniere)