Correio de Carajás

PRF doa 100 armas de fogo para a Guarda Municipal de Marabá

Fotos: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 19, foram doadas 100 pistolas .40 para a Guarda Municipal de Marabá (GMM) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma cerimônia realizada no Gabinete da Prefeitura de Marabá. Na ocasião, estavam presentes os representantes da GMM, PRF, Poder Legislativo Municipal e Polícia Militar.

O secretario municipal de segurança institucional, Jair Guimarães, considera as doações necessárias para a atuação dos policiais, como Patrulha Maria da Penha, servidores da Semma, Postura, DMTU, além da Guarda Municipal.

“A fiscalização das nossas equipes fica fragilizada, pois os agentes não estão equipados com armamento letal. Então, podemos considerar essa doação como um marco histórico para a segurança da cidade”, comenta Jair.

Leia mais:

O superintendente da PRF em Marabá, inspetor Franklin, explica que o armamento da instituição foi trocado e as armas seriam destruídas. “O exército nos liberou para realizar as doações, então entramos em contato com o secretário Jair e colocamos as armas à disposição. Só temos a agradecer à parceria e parabenizar a evolução da Guarda Municipal em Marabá”, agradeceu o inspetor.

O secretário Jair Guimarães explicou que uma minuta de conduta já foi enviada ao Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP-PA), logo, entre janeiro e fevereiro, o município deve receber a proposta para realização do treinamento pelo qual os agentes deverão passar antes de poderem manusear os equipamentos.

Após isso, os guardas já poderão reunir os documentos necessários para que a Polícia Federal autorize a utilização das armas. Ainda no ano passado, o comando da GM divulgou ter celebrado o convênio com instituição autorizando o porte da arma letal, após o cumprimento de nove das dez exigências feitas pela Polícia Federal, ficando faltando o treinamento.  

Dentre as exigências, estava a obrigatoriedade da GM possuir sede própria, com cofre para armazenar armas e munição. (Zeus Bandeira)