Para finalizar o ano letivo mais de 5 mil e 200 alunos da rede municipal de ensino estão participando esta semana das formaturas do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência), que é vinculado a Polícia Militar e é desenvolvido nas escolas com crianças do 5º ao 7º ano, por meio de um método pedagógico educacional e emprego de policiais instrutores altamente capacitados e que representam os suportes para o convencimento dos alunos alcançados pelo programa.
Na manhã da última quarta-feira (4) ao todo 3 mil 700 alunos de várias escolas do Núcleo Cidade Nova participaram da formatura, que foi realizada no espaço da Igreja de Cristo. Durante a solenidade foram entregues os certificados aos concluintes, que também ganharam brindes nos sorteios.
Para o professor Alan Morais, que estava representando a Semed (Secretaria Municipal de Educação), o programa é muito importante para auxiliar no desenvolvimento das crianças e também dos pais, pois a família tem participação nas atividades ao longo do ano.
Leia mais:“É um programa que está há 10 anos no município de Marabá e cada ano que passa é intensificada a adesão de mais escolas e a participação de mais alunos. Nossas crianças são muito vulneráveis nesse mundo que a gente vive, de drogas, do alcoolismo e o que elas aprendem no programa as fortalece porque no momento que alguém apresentar esse tipo de coisa elas vão saber dizer não”, afirmou.
Também estiveram presente na formatura o comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar, Major Pontes, e o secretário Regional de Governo, João Chamon.
Segundo Chamon, o momento é de muita alegria. “A cada formatura, a cada criança que inserida nesse programa é a certeza de que há um trabalho de direcionamento para o bem, de busca, de orientação ao não às drogas. E para demonstrar todo o apreço do governo do Estado pelo PROERD a primeira dama Daniela Barbalho é a madrinha do programa, que é um trabalho fantástico”, disse.
As formaturas do PROERD estão acontecendo de forma descentralizada, ou seja, cada núcleo da cidade tem uma data para comemorar a conclusão de mais um ciclo. Estão previstas cerimônias para a próxima semana na zona rural e também para os alunos da Nova Marabá. (Fabiane Barbosa e Josseli Carvalho)