Correio de Carajás

Grupos de Marabá e Parauapebas recebem R$ 60 mil do Prêmio Preamar

O Circuito Carimbó nos Bairros, de Parauapebas, teve a maior pontuação na Região Integrada Carajás. (Foto: Divulgação)

O Prêmio Preamar de Cultura Popular divulgou na manhã desta quinta (5) a relação final dos classificados da ação, que teve as inscrições encerradas pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no último 14 de novembro. Na Região Integrada Carajás venceram um grupo de Parauapebas e dois de Marabá.
Com a maior pontuação dentre os três, 98, o parauapebense Circuito Carimbó nos Bairros foi o primeiro colocado. Em seguida, se classificaram as marabaenses Quadrilha Junina Fogo no Rabo, atingindo 94 na pontuação, e Mayrabazinho – Grupo de Tradição Popular Mayrabá, com nota 89. Cada uma será premiada com R$ 20 mil.
O objetivo do concurso é fortalecer e difundir os valores do patrimônio cultural do Pará, como carimbó, boi-bumbá, quadrilhas juninas, samba de cacete, terreiros e folguedos. O edital previa três prêmios para cada região de integração paraense e dois para os territórios do TerPaz, correspondente a cinco bairros de Belém, um de Ananindeua e um de Marituba.
Os valores da premiação têm fins de incentivo e visam possibilitar o acesso democrático à difusão e circulação da programação de atividades realizadas ou apoiadas pela Secretaria de Cultura, no período de dezembro de 2019 a dezembro de 2020.
Dentre os critérios de avaliação, estavam: relevância do projeto para a área inserida e possibilidades de desdobramentos; justificativa, planejamento, cronograma e viabilidade de execução do projeto; realização de mais apresentações com o mesmo recurso; transmissão dos saberes para a comunidade; boas práticas para com o meio ambiente; qualificação dos envolvidos no projeto; e solidez do vínculo do proponente com o município/bairro de inscrição. (Luciana Marschall)