Desde as primeiras horas da manhã familiares prestaram homenagens aos entes queridos no Dia de Finados, no último sábado (2). Estima-se que em torno de 20 mil pessoas visitaram os cemitérios Jardim Eterno, localizado no Bairro Rio Verde, e Jardim da Saudade, localizado às margens da Rodovia Municipal Faruk Salmen. Os locais foram revitalizados durante 10 dias para a data.
Padre Hudson, responsável por celebrar as missas no cemitério Jardim da Saudade no feriado, conta que a data ‘é um dia muito especial’. “É a celebração da saudade. Neste momento todos nós nos unimos como irmãos e irmãs e prestamos a fé na vida eterna no reino que Deus preparou para todos nós. Mas nós entendemos que a nossa vida quando se encerra na terra não é o fim, mas é uma passagem. Jesus nos ensina que quem crê Nele viverá eternamente, a morte não existe”.
A agente comunitária Conceição Santos aproveitou o Dia de Finados para homenagear a mãe, falecida há três anos, ao decorar o jazigo com flores, já que a mãe amava plantas. “A gente vem visitar nossos entes queridos, colocar as flores e arrumar o túmulo. Eu deixei passar três anos sem arrumar o túmulo da minha mãe, daí fiz uma coisa simples para que a gente possa estar sempre vindo, prestigiando, homenageando”, emociona-se.
Leia mais:O motorista, Antônio Carvalho, trabalha há quatro anos vendendo arranjos e vasos de flores, como alternativa de renda extra. “Para nós é mais uma renda extra que a gente tem em casa, né? A gente trabalha fichada como motorista de ônibus e hoje a gente vê mais uma fonte de renda para ajudar a família e agradar cada cliente que venha visitar seu ente querido no cemitério”. (Gabriela Penalber e Theíza Cristhine)