A Câmara Municipal de Parauapebas realizou sessão solene na manhã de hoje, terça-feira (24), na qual concedeu o título de “Cidadão Honorário” ao servidor público Deibson Rodrigues Santos e a comenda de mérito “Islander Sousa” ao judoca Thiego Marques da Silva. As concessões das honrarias foram aprovadas em plenário na última terça-feira (17), por todos os vereadores, sendo a primeira durante Sessão Ordinária e a segunda em Sessão Extraordinária.
A Banda da Guarda Municipal abrilhantou a solenidade, tocando o Hino Nacional e de Parauapebas, na abertura da sessão de hoje. O título de “Cidadão Honorário” a Deibson Rodrigues foi aprovado por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 22/2019, de autoria do então vereador Rafael Ribeiro (MDB). A honraria é concedida às pessoas com relevantes serviços prestados no município de Parauapebas.
Voltando à tribuna, após deixar a cadeira no início de agosto, com o retorno do titular da vaga, Rafael Ribeiro destacou que Deibson tem uma atuação importante na área social. “Ele foi professor do Cecap, onde ensinava as crianças a confeccionar brinquedos de madeira, e conselheiro tutelar por dois mandatos. Profissional da saúde, trabalhou para que dependentes químicos tivessem acesso ao tratamento adequado e esteve por 10 anos na equipe da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), ajudando a ampliar a rede de proteção às vítimas de violência”, frisou Rafael.
Leia mais:
Atualmente, Deibson Rodrigues exerce a função de coordenador do Setor de Inteligência da Guarda Municipal, prestando serviços à segurança pública do município. Fazendo tratamento contra um câncer, Deibson agradeceu a Rafael e aos demais vereadores pelo reconhecimento. Ele também destacou o apoio de sua família, na luta contra a doença, assim como seus colegas de trabalho da Guarda Municipal.
Comenda de mérito “Islander Sousa”
Comenda de Mérito “Islander Sousa” foi concedida ao judoca Thiego Marques da Silva por proposição do vereador Zacarias Marques (sem partido), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 25/2019. A comenda é oferecida a quem tem relevantes serviços prestados na área do esporte ao município de Parauapebas.
O vereador enfatizou que Thiego tem 20 anos e nasceu em Parauapebas. Por ser albino, foi diagnosticado com retinose pigmentar, uma patologia que o deixa com baixa visão, o que não o impediu de começar a praticar judô em 2010, na Secretaria de Esporte e depois na Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará, onde está até hoje no Projeto Todos na Luta.
Atualmente, o esportista mora em São Paulo, onde treina e estuda devido aos compromissos com a Seleção Brasileira de Judô Paraolímpico. Já conquistou vários títulos, entre estes, o de vice-campeão do mundial de jovens nos Estados Unidos, em 2013; pentacampeão brasileiro; 5º lugar nos jogos mundiais da Coréia, em 2017; bronze nos jogos mundiais da Coréia por equipe, em 2017; prata na Copa Pan-americana e ouro no Pan-Americano de jovens, em 2017, e no Canadá, em 2018; bronze no Pan-Americano de Judô Brasil, em 2018; e bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019.
O judoca ocupa agora a primeira colocação nas Américas, na categoria ligeiro até 60 quilos, e o 14º no ranking mundial. “Trazemos aqui o reconhecimento dos nossos valores. O quanto o esporte em Parauapebas é forte. As artes marciais, em todas as suas vertentes, e o esporte como um todo, o que ele é capaz de fazer. Thiego não é apenas um atleta de judô, ele é um filho de Parauapebas. Com a Comenda Islander Sousa abrimos as portas para reconhecer o valor, o talento e a importância de todos os nossos atletas”, acrescentou.
Emocionado, Thiego agradeceu primeiramente à Deus, pelo reconhecimento, e à sua mãe, que foi e é uma guerreira ao seu lado. “Toda luta que eu participo, minha mãe está junto comigo. Seja em espírito ou fisicamente”, frisou o atleta. Ele também agradeceu ao treinador que abriu as portas para que ele chegasse à Seleção Brasileira Paraolímpica de Judô. “Ele estará comigo em Tóquio 2020, na disputa por mais uma medalha Paraolímpica para o Brasil”, ressaltou, agradecendo aos demais membros da associação que participa. (Tina Santos)