Correio de Carajás

Cosanpa raciona água enquanto tenta consertar bomba

Cosanpa raciona água enquanto tenta consertar bomba

Depois de ter deixado os Núcleos Nova Marabá e Cidade Nova sem água durante a última segunda-feira (23), a bomba Elevatória da Estação de Tratamento de Água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) voltou a operar, conforme informou por telefone à reportagem do Correio o engenheiro eletricista e coordenador operacional, Andrey Meira.

Segundo ele, a bomba parou na madrugada do último domingo (22) e a equipe técnica foi acionada na manhã de segunda-feira para fazer os reparos necessários. Com isso, a Estação de Tratamento passou a operar com apenas 50% da capacidade através de duas bombas submersas, que conforme explicou Andrey, geram menor vazão de água.

Questionado pela reportagem do Correio sobre o risco do eixo da bomba se romper novamente, o coordenador técnico da Cosanpa informou que a bomba Elevatória foi religada na noite de ontem, porém existe esse risco de dano no equipamento porque não foi possível desmontar completamente a bomba e os reparos foram realizados de forma emergencial.

Leia mais:

Por isso, o sistema de abastecimento da cidade está funcionando em alternância desde ontem, por volta das 20h, quando a água voltou na Nova Marabá, mesmo Núcleo onde está localizada a Estação. A partir das 6h30min de hoje o abastecimento foi desligado e redirecionado para a Cidade Nova, que deve ser abastecida até às 12h, quando o sistema deve alternar novamente para a Nova Marabá.

A moradora do Bairro Bom Planalto, Ana Carolina enviou mensagem ao Portal Correio de Carajás reclamando que por lá já faz dois dias que não sai água nas torneiras. Por isso, ela precisa ir até a Feira Coberta do Laranjeiras para buscar água.

“Todos aqui na minha casa dependem dessa água pra quase tudo. Gostaríamos que resolvessem logo o problema, sei que não é fácil, mas é que realmente muitas famílias clamam pela água, principalmente nesse calor terrível de Marabá. Obrigada e aguardamos uma resposta”, reclamou.

Chegada de reforço

O coordenador operacional da Cosanpa informou ainda que uma nova bomba está sendo enviada de Belém para Marabá e a previsão de chegada é nesta quarta-feira (25), mas o equipamento só começará a ser montado a partir da próxima segunda-feira porque a equipe será deslocada hoje para Conceição do Araguaia, município a 450 km de Marabá que também está com problemas no abastecimento e, que está na área de assistência da Gerência Regional de Marabá. (Fabiane Barbosa)