Uma sala repleta de olhos brilhantes, sorrisos esperançosos e muita determinação e força de vontade. Estava assim a expectativa da turma de mulheres selecionadas para as etapas de dinâmica de grupo e entrevista do processo seletivo focado no público feminino e pessoas com deficiência que a Vale está realizando em Parauapebas. Entre as muitas histórias e experiências de vida, Claudineia da Luz Oliveira, 36 anos, que é chefe de família, conta com que o incentivo de amigos e familiares foi importante para participar do processo. A seleção foi iniciada em julho e contou com mais de 15 mil inscrições. São seis etapas no total, todas de caráter eliminatório. As próximas são a entrega de documentação e a realização dos exames médicos. Ao todo, são 240 vagas voltadas para mulheres nas áreas de manutenção e operação de equipamentos.
“É uma oportunidade maravilhosa ter esse processo e que a gente espera que continue, porque tem outras guerreiras que estão esperando por uma oportunidade como essa. E eu estou aqui nessa luta, contando com o apoio dos meus familiares, meus amigos”, diz Claudineia. Para a assistente bancária Luziane da Silva Nunes, 25 anos, a expectativa é grande. “Não que a gente tenha que provar nada, mas eu vejo como uma oportunidade de mostrar que a gente também é capaz de trabalhar numa área, que, às vezes, nós mesmas acreditamos que é exclusivamente masculina. Quando a gente quer e acredita na gente, somos capazes de desempenhar qualquer função em qualquer área, naquilo que a gente quer e naquilo que a gente gosta. E a minha vontade é trabalhar na área da mineração, na manutenção. E eu acredito no meu potencial”, destaca.
Na segunda quinzena do mês de outubro, as selecionadas iniciarão seis meses de aprendizado teórico no Serviço Nacional da Indústria (Senai), em Parauapebas, e um ano de atividade prática no Complexo Minerador de Carajás. A iniciativa também irá preparar 50 pessoas com deficiência para atuar na área de manutenção da atividade de mineração. “Nós temos dois objetivos com esse processo seletivo: ampliar a diversidade nas operações da empresa e ampliar da capacidade de empregabilidade da mão de obra da região, principalmente para esses dois grupos”, diz a gerente de Desenvolvimento de Talentos da Vale, Carmene Abreu.
Leia mais:Por meio de ações focadas na qualificação profissional na região, em 2018, mais de 840 jovens ingressaram na empresa pelos chamados programas Porta de Entrada. Entre eles: o Programas de Formação, Jovem Aprendiz e Estágio, nas modalidades, regular, técnico e de 40 horas. Desde 2017, quando iniciou o programa até hoje, 201 estudantes já foram beneficiados, por meio do estágio 40h na empresa.
Outras oportunidades
A Vale está com processo seletivo para profissionais técnicos, especialistas e cargos de supervisão. São vagas para contratação imediata nas operações da empresa no sudeste do Pará, em Canaã dos Carajás. As oportunidades estão disponibilizadas para consulta no site: www.vale.com/oportunidades.
A empresa está também com inscrições abertas para o Global Trainee Program. Com 120 vagas para o Brasil, o programa tem como objetivo atrair e desenvolver talentos que serão preparados para ocupar posições estratégicas no futuro e irão apoiar a transformação cultural da empresa. As inscrições devem ser feitas pelo site www.vale.com/trainee até 01/10. Os futuros trainees iniciam sua jornada na empresa em janeiro de 2020.