Correio de Carajás

Atletas paraolímpicos trazem 30 medalhas para Marabá

Atletas conquistaram 30 medalhas na competição estadual

Os atletas marabaenses fizeram história na XII Edição dos Jogos Estudantis Paralímpicos do Pará, realizado no início de agosto, em Belém. Dezesseis estudantes da rede municipal, estadual e particular de Marabá, com idades de 12 a 17 anos, conquistaram 30 medalhas na competição.

O objetivo do evento foi propiciar a inserção social e melhoria da qualidade de vida. Além das provas de atletismo outras modalidades foram disputadas em outros três locais na capital e Ananindeua: bocha, natação, judô, tênis de mesa, parabadminton, vôlei sentado e futebol PC. Na oportunidade, também foram ofertados cursos e oficinas de arbitragem.

De acordo com o professor de Educação Física da rede estadual, Arionaldo Borges Reis, juntamente com a professora Luiza Crisóstomo, as modalidades disputadas pelos alunos foram: atletismo, bocha, natação e tênis de mesa. Das 30 medalhas, 25 foram conquistas do primeiro lugar e 5 no segundo.

Leia mais:

PROJETO

Os atletas fazem parte do “Marabá Paralímpica”, idealizado pelo próprio professor, e vinham treinando para a competição desde o início do ano. O projeto é originário da Secretaria de Educação do Estado (Semed), com o transporte dos alunos no ônibus escolar, mão de obra de professores da rede e estagiários, além de outros suportes relacionados a viagens para competições e documentações.

MEDALHISTAS

O estudante Alexandre Cunha Vieira foi um dos grandes destaques da competição. Ele conquistou 4 medalhas na natação: 25 metros livre, costas, nado borboleta e de peito. Outro destaque na disputa foi o atleta Odiney Carneiro Mesquita, aluno na escola Pequeno Príncipe. Ele abocanhou 3 medalhas: 100 metros rasos, 400 metros e no salto em distância.

Quem garantiu o primeiro lugar no tênis de mesa foi o atleta Rodrigo Barros da Silva, aluno da Escola Geraldo Veloso. Já Jheimesson Feitosa da Silva, da Escola Darcy Ribeiro, e Kamilly Cristini Reis dos Santos, da Escola Heloísa de Souza Castro, garantiram os primeiros lugares da modalidade Bocha Paralimpica, nas categorias B e A, respectivamente.

A delegação de Marabá foi composta por 16 alunos divididos nas modalidades de atletismo (4 meninas e 4 meninos), bocha (1 menina e 1 menino), natação (5 meninos), tênis de mesa (1 menino).

PLANEJAMENTO

Segundo Ari, após as conquistas no Estado, agora é hora de se preparar para disputar vagas nas competições nacionais. “A ideia é conquistar vaga nas Paralímpiadas Escolares deste ano, que acontecerá em de 18 a 23 de novembro, na cidade de São Paulo”, planeja o docente.

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. A finalidade da competição é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

(Karine Sued)