Correio de Carajás

Poeta marabaense tem novas vitórias em concursos brasileiros

O poeta marabaense acumula premiações ao longo da carreira/ Foto: Felipe Borges
O poeta marabaense acumula premiações ao longo da carreira/ Foto: Felipe Borges
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Marabá está na lista de melhores poemas em mais dois importantes concursos literários do país, com obras de Airton Souza de Oliveira. O texto “Receita sobre os dias de tristezas em nós” foi premiado no tradicionalíssimo 35º Festival Poético – 2019, promovido pelo Sesc de Cornélio Procópio, no Paraná.

De outro lado, Airton Souza também foi um dos vencedores do 3º Concurso de Literatura Abrace, premiação promovida anualmente pelo Instituto Federal de São Paulo – IFSP, que tem como objetivo promover o reconhecimento da criação literária como forma de incentivo à leitura e à produção.

O poeta marabaense ficou em terceiro lugar no prêmio com o poema “Perguntas para angustiar os algozes”. Em primeiro lugar ficou Francirene Gripp de Oliveira, com o poema “Arma Palavra” e a segunda colocação ficou com Daniel Silva Lima, com o poema “Qual rua te diz?”. A cerimônia de premiação será realizada no campus do Instituto Federal de São Paulo, na cidade de São Paulo, durante o evento do Festival de Poesia, Improviso e Slam – FEPIS, no dia 29 de agosto.

Leia mais:

O Projeto Abrace um Autor é uma iniciativa criada em 2017, sob a orientação do Prof. Carlos Vinicius Veneziani, e que possuí várias categorias, entre as quais uma interna, exclusivamente para estudantes do IFSP, e uma externa destinada a escritores do país inteiro e as seguintes modalidades: Conto, Crônica e Poesia.

Para Airton, figurar entre os três vencedores de um prêmio nacional de Literatura é importante, por vários motivos, entre eles está o processo de demarcação de Marabá como espaço de criação artística. Mostrando, assim que os espaços considerados periféricos possuem muita produção artística de valor. A isso, somam-se pelo menos duas questões que é a emoção individual, por ter vencido um prêmio organização por uma instituição federal e a emoção coletiva que é o de poder ver o nome de Marabá sendo divulgada positivamente em todo o país.

O AUTOR

Airton Souza é poeta e professor, nascido na década de 1980 em Marabá, junto com a efervescência da exploração do ouro em Serra Pelada. Considera ter iniciado na leitura tardiamente e é o único dos irmãos a possuir o ensino superior. Airton é licenciado em História e pós-graduado em metodologia do ensino de História. Além disso, também é licenciado em Letras – Língua portuguesa, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Airton possui uma intensa atividade voltada à promoção do livro e leitura, como realizações de saraus e encontros literários entre escritores e leitores, reconhecidamente um dos maiores ativistas culturais da região. Sua obra conta com 34 livros publicados entre poesia e literatura infanto-juvenil.

Como docente, possui uma forte militância em prol da disseminação do livro, leitura e literatura na região.  Sendo um dos organizadores do Sarau da Lua Cheia, do Papo Literário, do Projeto Tocaiúnas, do Projeto Poemando, e realizando oficinas de leituras e escritas literárias.

É membro de diversas academias de letras e instituições literárias, entre elas a ALSSP – Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, cadeira nº 15, patrono o poeta Max Martins, a Academia de Letras de Marabá – ALMA, na cadeira nº 09, com o patrono o poeta Aziz Mutran Filho, membro correspondente de muitas Academias, entre elas: Academia de Letras de Goiás Velho; Academia de Letras e Artes de Fortaleza e da Academia Imperatrizense de Letras. Fundou junto com outros escritores a Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará e foi eleito o primeiro presidente dessa instituição literária. (Karine Sued)

Mais

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

O Pará recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), a décima oitava remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram enviadas pelo…
Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

O município de Marabá sediou na tarde desta quarta-feira, 5, um encontro entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção…
OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, elogiou hoje (6) o posicionamento dos Estados Unidos a favor…
Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou hoje (6) mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro…
Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…