De iniciativa do vereador Rafael Ribeiro (MDB), a Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira, 7, o projeto nº 8/2019, que declara como entidade de utilidade pública a Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup). A aprovação foi comemorada em plenário pelos integrantes da Liga, que acompanharam a votação.
Em seu discurso, o vereador destacou que a entidade, criada em 2002, tem tipo papel importante na divulgação da cultura de Parauapebas, com destaque para o Festival Jeca Tatu, que virou tradição no calendário dos festejos juninos da Capital do Minério, sendo destaque até em outros municípios. Além disso, frisou Rafael, a Liajup tem sido exemplo para as demais agremiações juninas do município e tem tido papel importante no trabalho com os jovens através da dança.
Ao votar favorável ao novo status para a Liga, o vereador Marcelo Parceirinho (PSC) destacou também o projeto semelhante do deputado estadual Chamonzinho (MDB-PA), que pediu apoio do Governo do Estado à referida Liajup, tornando como utilidade pública o Festival Jeca Tatu. “Parabéns ao deputado Chamonzinho e ao vereador Rafael pela iniciativa. Agora a Liga poderá captar recursos para suas atividades no município e no Estado”, ressaltou.
Leia mais:Os demais vereadores que justificaram voto também enalteceram a importância da entidade junina na manutenção e divulgação da cultura de Parauapebas. Segundo o presidente da Câmara, Luiz Castilho (PROS), é importante que se divulgue e estimule a cultura com a identidade local. (Tina Santos)