Correio de Carajás

Na véspera dos 31 anos de Parauapebas, vereadores exaltam cidade e apontam dilemas

Na sessão desta terça-feira, 7, os vereadores dedicaram parte de seus discursos ao município de Parauapebas, que completa 31 anos nesta sexta-feira, 10. Além dos parabéns, os parlamentares apontaram dilemas que a Capital do Minério enfrenta, como alto índice de desemprego, falta de saneamento básico e alguns gargalos em setores cruciais, como educação e saúde.

Alguns problemas foram considerados injustificáveis diante do volume de recursos que a cidade recebe, sendo um dos orçamentos mais altos do Estado e que está entre os maiores do País. O vereador Zacarias Marques (sem partido) lembrou que a cidade tem um exército de mais de 50 mil desempregados e que é preciso trabalhar políticas de incentivo à instalação de novas empresas na cidade, para gerar emprego para a população.

“Precisamos trabalhar para que Parauapebas seja a cidade da oportunidade e continue sendo um lugar hospitaleiro e que abraça a todos que aqui chegam. Que esses seus 31 anos sejam o prenúncio de melhores dias e que possamos conseguir, através da Vale, verticalizar nossa economia. Assim também, que consigamos por meio de novas matrizes econômicas, como o turismo ecológico, atrair novas empresas, quem sabe de cosméticos, para alavancar nossa economia”, ressaltou Zacarias, observando ainda que a cidade tem tudo para ser um grande polo de educação superior.

Leia mais:

A vereadora Eliene Soares (MDB) recordou sua história com a cidade, observando que assim como boa parte da população local, é natural do Estado Maranhão, mas tem hoje Parauapebas como sua terra de coração. “Quando cheguei à cidade, a população era de 40 mil habitantes. Hoje, somos mais de 200 mil. É uma cidade de povo aguerrido e que a constrói todos os dias”, frisou a parlamentar.

Ela lamentou que o Legislativo não tenha o poder de executar, apenas indicar e fazer projetos de leis, mas afirma que estará na frente de luta para que a cidade seja um grande centro de ensino superior. “Vamos encampar nessa lutar”, comprometeu-se.

Em tom mais crítico, Marcelo Parceirinho (PSC) apontou problemas em setores como saneamento e educação. Com fotos, ele mostrou vários dilemas na educação, como a má qualidade da merenda escolar e estrutura ruim das escolas.

Na sessão desta terça-feira, em celebração ao aniversário da cidade, a Câmara também aprovou o projeto da Mesa Diretora, para a realização de uma sessão solene alusiva à data, quando serão entregues aos pioneiros do município a Medalha Milton Martins. (Tina Santos)