Correio de Carajás

Semsa realiza ação no Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial

Em celebração hoje, sexta-feira, 26, no Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial, a Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa), por meio da Rede de Atenção à Pessoa Com Doença Crônica (DCNT) e da Coordenação de Saúde Alimentar e Nutricional, realizou pela manhã uma ação educativa na Feira do Produtor (CAP), localizada na rodovia Faruk Salmen. A ação contou com dicas para preparação de alimentos com pouco sal, redução de açúcar e medição de pressão arterial e de glicemia.

A ação contou com a participação de nutricionistas e outros agentes de saúde. Segundo a nutricionista Renata Camiles Siqueira, da Semsa, a escolha do espaço é uma forma de estimular as pessoas irem mais as feiras, ao invés de supermercados.

“É um estímulo ao consumo de alimentos naturais ao invés de industrializados e enlatados, que contêm geralmente muito sal e açúcar, venenos para quem tem problemas de diabetes e pressão arterial”, orienta a nutricionista.

Leia mais:

Ela explicou que uma das dicas dadas as pessoas, para reduzir o sal comum na preparação dos alimentos, é a utilização do sal de ervas, muito mais saudável. “Estamos orientando a como ter e fazer uma alimentação com pouco sal ou mesmo eliminar o sal industrializado no preparo dos alimentos. Da mesma forma, estamos dando orientações em como reduzir o açúcar comum e gordura, que contribuem para o agravamento dos casos de hipertensão, principalmente se a pessoas já é diabética”, explica a nutricionista.

Renata observa que quem tem diabetes também deve tomar cuidado com certos alimentos naturais, como algumas frutas. Ela lembra que existem cinco frutas que lideram a lista de mais doces e, por tanto, devem ser consumidas com cautela por quem é diabético e hipertenso.

“A manga, o caqui, a melancia, uva e banana. Não é que a pessoa tem que parar de ingeri-las é apenas para fazer o uso moderado. Por exemplo, se a pessoa já comeu no dia uma porção de manga e uva, deve evitar as demais da lista”, aconselha, fazendo, no entanto, restrições geral a produtos enlatados e industrializados.

Refrigerantes e sucos artificiais também precisam ser evitados ou mesmo riscado da lista de consumo para que quere ter uma alimentação saudável. “São produtos que contêm muito sal, açúcar e conservantes. Um veneno para a saúde”, completa a nutricionista.

Aproveitando a ação na feira, o vigilante Manoel Antônio Teixeira, de 63 anos, fez o teste de glicemia e mediu a pressão arterial. O resultado deu alterado para as duas doenças e acendeu o alerta para ele, que tem problemas cardíacos.

“Vou maneirar no sal e açúcar. Vou seguir o conselho médico à risca agora. Com saúde ninguém brinca, porque se a agente errar o passo a gente dança”, brincou o vigia.

O que é Hipertensão

A hipertensão ocorre quando a pressão do sangue causada pela força de contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo acontece de forma intensa, sendo capaz de provocar danos na sua estrutura. A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Sintomas

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a medida regular da pressão arterial.

Principais Causas

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool com moderação, entre outros.

Complicações

As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. O tratamento de hipertensão de forma continua, amplia a qualidade e expectativa de vida. (Tina Santos – com a colaboração de Ronaldo Modesto)