Desde as primeiras horas da manhã da última quinta-feira (11), policiais militares lotados no 4º BPM deram início à Operação Marabá Segura, que atendeu aos núcleos da Velha Marabá, Nova Marabá, São Félix e Morada Nova, em 23 pontos de policiamento ostensivo. A operação reuniu principalmente os novos policiais, que abordaram 64 pessoas, 28 motocicletas, 19 automóveis, 11 vans e oito ônibus.
Na avaliação do coronel Dayvid Sarah, comandante do 4º BPM, o objetivo da operação foi alcançado com a presença ostensiva da PM nas ruas, evitando o cometimento de crimes e contravenções penais. Segundo ele, a operação contou com 120 policiais que atuaram de moto, de bicicleta e também a pé.
Ainda de acordo com ele, além da ação, as viaturas que tiram o serviço normal nas ruas da cidade continuaram fazendo seu trabalho. “A gente vai fazer um cinturão de segurança e aí durante os deslocamentos vamos abordando os elementos suspeitos”, explica o oficial, acrescentando que os casos de crimes e contravenções penais foram encaminhados para a Polícia Civil.
Leia mais:Ações como esta têm ajudado na redução da criminalidade no Estado. Prova disso é que, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), o número de homicídios registrou redução de 23% no Estado, nos 100 primeiros dias de gestão da segurança pública, em comparação ao mesmo período de 2018. Os índices representam a preservação de 239 vidas.
Já nos casos de roubos, os 100 primeiros dias computaram uma redução de 28%, com 9.449 casos a menos neste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os registros apontam 33.638 ocorrências em 2018 e 24.189 em 2019. “Essa é a melhor taxa de redução de roubos comparando todos os primeiros 100 dias desde 2010”, diz nota do governo do Estado. (Chagas Filho com informações de Josseli Carvalho)