Em 2017, segundo a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), houve no Brasil investimento de 38 bilhões de dólares em softwares, hardwares e serviços, o que representa um aumento de 4,5% em comparação a 2016. Esse resultado conferiu ao Brasil a nona posição no ranking mundial em investimentos em tecnologia da informação, ficando atrás dos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Índia.
E quando se fala em tecnologia, o videogame é um dos investimentos mais preciosos nessa área. Apenas no Brasil, de acordo com dados da consultoria PwC, essa indústria movimenta US$ 670 milhões e a estimativa é que chegue a aproximadamente US$ 1,4 bilhão em 2021. O que tem contribuído para essa injeção de investimentos no setor é o eSports.
Resumidamente, o eSports se refere a campeonatos de jogos eletrônicos, tanto em console, PCs ou mobile. Essa modalidade atrai principalmente os jovens, como acontece a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em que foi aberta a seleção para o projeto eSports. Estima-se que a maior audiência para essa modalidade seja de 385 milhões de pessoas, com a maior concentração nos Estados Unidos e na Ásia.
Leia mais:Para que se tenha uma noção da grandiosidade do eSports pelo mundo, a organização está quase no mesmo nível de modalidades convencionais, atraindo, inclusive, consagrados clubes, como é o caso do PSG, que costumam fechar parcerias com organizações de jogos eletrônicos.
Melhores brasileiros no eSports da atualidade
Ano passado, ocorreu a segunda edição do Prêmio eSports Brasil que coroa os melhores atletas ou ciberatletas. A cerimônia ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo e a estrela foi André “Nesk”, campeão mundial da Pro League de Rainbow Six Siege com a Team Liquid. Nesk foi eleito como o Atleta de eSports do Ano.
Mesmo fora da League of Legends, o streamer Felipe “YoDa” foi eleito como a Personalidade do Ano. Em 2017, YoDa havia ganhado três troféus (Personalidade do Ano, Melhor Streamer e Craque da Galera).
O jogador Felipe “brTT”, atirador do time de LoL do Flamengo e um dos nomes mais conhecidos do eSports no Brasil, ganhou na última edição do prêmio como Craque da Galera.
Na modalidade de melhor atleta de Futebol Virtual, levou o prêmio Pedro Resende (FIFA). Já como melhor atleta de Card Game, Lucas “Rase” (Hearthstone). E como melhor atleta de DotA 2, quem levou foi o William “hFn”.
Na modalidade Mobile Games, quem levou foi Maick “NoMercy” (Arena of Valor). Como atleta revelação o prêmio ficou com Luccas “Paluh” (Rainbow Six Siege). Como melhor atleta de Overwatch, quem levou a melhor foi Felipe “liko”.
O melhor atleta de League of Legends foi Matheus “dyNquedo”. Já o melhor atleta de CS:GO foi Gabriel “FalleN”. Como melhor atleta em outras modalidades, o destaque foi para Diego “Kelazhur” (StarCraft II). Já o melhor jogo, eleito na categoria popular, foi League of Legends.
Tendência de crescimento para a modalidade eSports no Brasil
Estima-se que o mercado de eSports cresça em 2019 aproximadamente 15%. De acordo com a Newzoo, agência global de marketing, especialista nessa modalidade, o público global para eSports deve alcançar mais de 450 milhões de pessoas neste ano. No Brasil, a audiência para eSports é de 17,7 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,5% da população.
Com o aumento da audiência de brasileiros no eSports, os jogos CS:GO, Dota, Overwatch. Starcraft 2, League of Legends têm sido cada vez mais aclamados, assim como tem crescido o número de apostadores do FIFA.
Cada vez mais jogos têm se popularizado e marcas têm começado a criar os próprios torneios. O Fortnite, por exemplo, é um dos jogos que terá campeonato mundial nesse ano. Neste cenário, quem também entre em cena com força total com foco no sucesso desse mercado, são os anunciantes.
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