Pelo menos 60 estudantes estavam em um ônibus escolar que se envolveu em um acidente e quase acabou dentro de um córrego, em uma vicinal do município de Tailândia, nordeste paraense, por volta das 13h30 da ontem, terça-feira (26). Três crianças foram encaminhadas para o Hospital Geral do município com ferimentos leves, segundo testemunhas.
Passageiros informam que o veículo estava em velocidade acima da normal quando houve um estalo e o motorista perdeu o controle, ficando pendurado em um barranco, próximo de cair no córrego. Um dos alunos informou que o ônibus começou a ‘dançar’ na pista e, após parar, ele precisou quebrar uma janela para que os ocupantes conseguissem sair.
Uma mãe, que se identificou como Eusilene, foi ao local preocupada após ser informada por um vizinho que havia ocorrido o acidente. “Me falaram que tinha virado o ônibus saí desesperada, chegando aqui vi meus filhos correndo pro meu rumo, chorando. Ele machucou o braço, ela não se machucou”.
Leia mais:O menino afirma que as crianças estavam conversando e brincando quando escutaram o barulho e o veículo se descontrolou. “Fomos de um lado pra outro, estava rápido”. Conforme o proprietário do ônibus, Reginaldo Lopes, o motorista alegou estar na velocidade normal e a quebra da barra de direção ocasionou o problema.
“Acidente acontece, não é o primeiro e nem o último. O carro está em dia, o motorista é habilitado, tem os cursos de transporte de passageiros e apenas a barra de direção quebrou. Graças a Deus não morreu ninguém e dos prejuízos a gente corre atrás”, disse, acrescentando que o veículo estava com manutenção em dia.
“O motorista garante que estava normal e ele fez de tudo pra não conseguir, aqui a velocidade é de 25 no máximo 30 quilômetros por hora, Na sexta passou por manutenção, foi um imprevisto”. O mesmo disse o secretário de Transportes do município, Reginaldo Moraes. “O que aconteceu foi um acidente, não é previsto, o carro passou por revisão há pouco dias, a documentação dele e do motorista está em dia. A revisão é rigorosa, a gente exige isso do proprietário”, afirmou.
Foi necessária a utilização de maquinário pesado para a remoção do veículo. A vicinal em questão dá acesso ao Bairro Jardim Liberdade e moradores reclamam das condições da via. “Quatro invernos que passo morando aqui e é desse jeitinho, todo dia esperando morrer uma carrada de criança. Ano passado aconteceu justamente isso também. Prometem asfalto aqui e depois que ganham eleição não aparece mais ninguém”, reclamou Maria Santana. (Luciana Marschall com informações de Balanço Geral)