Os comerciantes marabaenses estão ansiosos por esse fim de ano e estimam que as vendas cresçam em relação ao ano passado. A expectativa de bons ventos no varejo local vem a reboque do pagamento da segunda parcela do 13º salário, neste dia 20 de dezembro. Segundo o comerciante Antônio Pinto de Souza, dono de uma loja de calçados, o movimento está bom e a expectativa é que melhore ainda mais esta semana.
“Nós investimos em um estoque bom,com muitas novidades, tanto em calçados quanto em confecções, estamos com promoções. O brasileiro deixa tudo sempre praúltima hora. Então, esta semana é a reta final né?”, afirma.
O comerciante, que investiu em estoque e já tem cerca de 10 mil itens, espera vender muito com os descontos e as diversas formas facilitadas de pagamento. “A primeira semana de dezembro,foi uma semana muito quente, então tivemos uma semana morna que foi a semana passada e essa é a semana mesmo que o povo vai estar na rua comprando e tem tudo pra ser um bom Natal pra nós” relata Antônio.
Leia mais:Já a gerente de loja de confecções, Elizete Pereira de França, diz que nas últimas semanas de novembro as vendas estavam fracas e que só melhoraram no início do mês de dezembro. “O movimento,graças a Deus, melhorou bastante, estávamos precisando disso realmente,ultimamente não tava muito bem o movimento, mas essa semana melhorou bastante”,informa Elizete, que ressalta ainda que o fluxo de clientes aumenta quando chegam mercadorias novas.
Para a consumidora Antônia Oliveira o que vale mesmo são os descontos e as promoções que as lojas disponibilizam. “Tem que pechinchar, eu mesma ganhei um calçado na promoção”, conta Antônia, que já é cliente da loja há mais de cinco anos.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que as vendas no comércio varejista neste final de ano cresça de 4,8%, apesar de ter recuado em outubro.
(Adriana Oliveira com informações de Josseli Carvalho)