Correio de Carajás

Confirmada greve para hoje

Foto: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os 380 profissionais – a grande maioria motoristas e cobradores – que trabalham nas duas empresas de transporte público em Marabá vão cruzar os braços a partir dos primeiros minutos desta terça-feira (18). A confirmação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Sul e Sudeste do Pará (Sintrarsul), Geraldo Dean Silva. A paralisação vai atingir os 40 mil usuários diários do transporte coletivo na cidade. No máximo 14 veículos estarão nas ruas, o que corresponde a cerca de 30% da frota, que é utilizada atualmente.

Segundo Geraldo Dean, as dívidas que as empresas acumulam com o trabalhador são muitas: dois meses de auxílio-alimentação,salário do mês de novembro e primeira parcela do 13º salário. O sindicalista pediu desculpas aos usuários do transporte público em Marabá, mas deixa claro que o trabalhador não vê outra saída neste momento.

Ainda de acordo com Geraldo Dean, durante a reunião da última sexta-feira (14), nem as empresas e tampouco a prefeitura mostraram interesse em resolver a situação do transporte público em Marabá.

Leia mais:

Ainda conforme Geraldo, o advogado do Sintrarsul comunicou oficialmente nesta segunda-feira a prefeitura municipal e também o Ministério Público sobre a paralisação. “Pedimos desculpas à população, mas decidimos tomar essa decisão para chamar a atenção das autoridades sobre esse problema que os trabalhadores estão vivendo”, explica.

Por outro lado, o responsável pela empresa TCA em Marabá, João Martins, que disse que realmente a empresa enfrenta dificuldades financeiras para operar na cidade, tanto é que passa por situação de recuperação judicial, porém afirmou que tem usado o lucro diário dos ônibus para fazer o pagamento dos funcionários, e que uma paralisação só pioraria as situação financeira da empresa e consequentemente os repasses aos funcionários.

Para o presidente do Sintrarsul, a construção de um terminal de integração – como ocorre nas grandes cidades do País – é uma saída para melhorar o transporte, mas os trabalhadores do setor não podem esperar pela construção dessa estrutura para poderem receber os seus direitos que estão atrasados.

SAIBA MAIS

Segundo o secretário municipal de Planejamento,Karam El Hajjar, em recente entrevista ao CORREIO, as empresas que exploram os erviço em Marabá procuraram o município para propor a construção do terminal,que seria bancado pelas empresas, um investimento de R$ 1,2 milhão. O local escolhido fica na Avenida Verdes Mares, na Nova Marabá (entre as Folhas 22 e 23), uma área pública, cuja construção depende de aprovação da Câmara Municipal de Marabá (CMM), mas o projeto ainda não foi analisado, votado e aprovado. (Chagas Filho)

Mais

Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

O município de Marabá sediou na tarde desta quarta-feira, 5, um encontro entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção…
OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, elogiou hoje (6) o posicionamento dos Estados Unidos a favor…
Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou hoje (6) mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro…
Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…
Pará abre mais 10 leitos em Tucuruí

Pará abre mais 10 leitos em Tucuruí

Como parte do plano estratégico para conter a pandemia em todas as regiões do Estado, o Governo do Pará, por…