Correio de Carajás

Senac vence Gincana Cidadã e troféu de “Inovação Pedagógica”

Por: Vencedores da Gincana Cidadã da Elmar recebem troféu das mãos do presidente da Câmara, Ilker Moraes

Na manhã desta segunda-feira (1º de dezembro), a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) realizou a tradicional Gincana Constituição em Miúdos, envolvendo estudantes de cinco escolas da cidade. A grande vencedora deste ano foi a Escola SENAC ((Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A vice-campeã foi a escola Plínio Pinheiro, com Gaspar Vianna em terceiro. Em seguida apareceram as escolas O Pequeno Príncipe e CMRio.

O presidente do Parlamento, Ilker Moraes, participou da abertura da gincana e elogiou o trabalho da Elmar em todos os projetos e o alcance social que eles têm. Ele agradeceu as parcerias com entidades como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Secretaria Municipal de Educação e DRE (Diretoria Regional de Ensino), que se fortalecem a cada ano. Para ele, a discussão que fortalecem a cidadania amplia o diálogo do jovem com a sociedade. “Vivemos numa comunidade violenta, mas ela não é só física, mas também moral e racial. Precisamos estar conscientes das nossas responsabilidades. Hoje, posso dizer que estou fazendo algo diferente. E o político que continua trabalhando e contribuindo com a sociedade é o que tem vida mais longa no cargo. Posso afirmar para vocês, jovens, que a política não é paixão, é razão. Os erros precisam ser melhorados e a gente vai aprendendo com eles”, reconheceu.

O professor Pedro Chaves, representante da Semed, falou da importância de estudar a lei que rege todo o País, que é a Constituição. “Precisamos ler e observar o que nos orienta como coletividade. Nós, como professores, devemos oferecer o estudo da lei para vivermos coletivamente, sem fugir do debate de quem pensa diferente da gente. Aqui está uma representação do Poder Legislativo, que nos proporciona esse momento de reflexão. Parabéns aos que inovaram com o trabalho pedagógico com a Constituição. Temos desafios, mas eles nos movem e nos mostram que somos capazes de superar”, disse Pedro.

Leia mais:

A coordenadora-executiva da Elmar, Gabriela Silva, agradeceu a presença dos representantes das cinco escolas e revelou que o projeto Constituição em Miúdos deixa a equipe da Escola do Legislativo feliz, porque foi lançado em 2018, com participação de dez escolas públicas, com a gincana cidadã. “Naquele ano, recebemos um prêmio nacional pela realização do projeto. De lá para cá, realizamos um ano com turmas do fundamental e no outro com alunos do ensino médio”, revelou.

Gabriela revelou que em 2025 foi lançado, paralelamente, o Troféu Inovação Pedagógica para premiar a escola que aplicasse a melhor metodologia para estudo da Constituição Federal. E grande vencedor este ano foi o Senac, com premiação para três professores da instituição.

O professor Luan Barros, do Senac, revelou que a escola utilizou a chamada Metodologia Ativa para trabalhar a Constituição com os alunos, observando que lá, o aluno é protagonista e que eles elaboraram vários quizzes por meio de um aplicativo, o que motivou os estudantes a mergulharem no conteúdo da cartilha Constituição em Miúdos. “Temos um aplicativo para criar questões e elaboramos um ranking para os que se destacaram e isso fez muita diferença” observou.

Após a abertura, iniciou a gincana, tendo na comissão julgadora Edilene Costa, Eliane Paiva e Maria Santos, da Subseção da OAB Marabá. Os alunos responderam a várias questões sobre o tema que estudaram este ano, até serem declarada a escola vencedora.