> O governador eleito do Pará, Helder Barbalho, usou o Twitter ontem para confirmar o nome do homem forte do seu governo, que será responsável por gerenciar a máquina pública: é Parsifal Pontes, para a Casa Civil. Nesse campo não houve novidade, pois já era mesmo o nome esperado para a função, uma vez que é o principal conselheiro e articulador político de Helder nos últimos anos.
> Parsifal é do MDB, e o próprio Helder destaca a sua longa experiência tendo sido prefeito de Tucuruí, deputado estadual, presidente da Federação das Associações de Municípios do Pará, da Companhia Docas do Pará, além de ser formado em Direito e Engenharia.
> O nome foi muito bem recebido no meio político e também no institucional, pois a inteligência e experiência de Parsifal são notórias. Ele já vinha sendo, também, o coordenador da equipe de transição de governo.
Leia mais:> No dia 1º, também via Twitter, Helder já havia confirmado os nomes de duas pessoas com perfil técnico para duas pastas importantíssimas das estrutura do governo do Pará: Hana Ghassan para a Secretaria de Planejamento (Seplan) e René Souza que assumirá a Secretaria da Fazenda (Sefa).
> Hana Ghassan é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA), sendo auditora fiscal, um dos quadros mais respeitados da estrutura da Sefa. É uma estudiosa do setor público.
> Já René Souza é administrador e advogado, mestre em Direito Público e auditor fiscal da Receita Estadual de Minas Gerais (onde chegou a atuar como subsecretário do órgão). René ocupou, ainda, cargos no Ministério da Fazenda. Foi pinçado cirurgicamente por Helder para a função, dado o seu alto preparo.