Correio de Carajás

Repórter Correio

Reprimenda

A vereadora Cristina Mutran (MDB) aproveitou sua fala em sessão da Câmara de Marabá esta semana, para fazer um desagravo e uma queixa sobre a forma como foi tratada ao participar de audiência pública liderada pela deputada estadual Lívia Duarte (PSol). A vereadora considera que teve a sua fala cerceada durante o evento. “Essa audiência foi uma ação política”, disse ela, em tom de chateação, relatando que a deputada tentou impedir a sua fala.

Despedida?

Leia mais:

Atual presidente da Câmara Municipal de Marabá (CMM), o vereador Alécio Stringari surpreendeu em seu discurso no plenário esta semana, ao anunciar que pretende se despedir da vida pública, após quatro mandatos no Legislativo. Ele valou que não disputará novamente uma cadeira na CMM nas Eleições de 2024. E ainda falou que já tinha tomado essa decisão desde que se elegeu em 2020. Ele disse considerar que essa oportunidade na Presidência da Casa é o ápice da sua trajetória. Familiares dele, vindos de Santa Catarina, estavam no plenário, assistindo o discurso, o que ele justificou para a emoção.

Mas…

Apesar do clima de despedida que deixou com o seu pronunciamento, Alécio pretende continuar ligado à política, sim, mas de outra forma. A coluna apurou nos bastidores, que ele se retira, mas que pretende lançar a candidatura da filha, que trabalha no setor de saúde, para sucedê-lo na corrida por uma vaga na próxima legislatura da CMM.

Casamento no Brasil

Os brasileiros estão se casando cada vez menos e se divorciando cada vez mais. Essa tendência foi confirmada pelos novos números da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2022, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (27). O levantamento também mostrou que o casamento entre pessoas do mesmo sexo bateu recorde e registrou um crescimento de quase 20%.

Casamento no Brasil II

Embora a pandemia de covid-19 tenha alterado pontualmente as estatísticas, essa é tendência foi confirmada pelos novos números da pesquisa. Os cônjuges estão demorando mais para casar e o tempo de duração das uniões também vem diminuindo ao longo dos anos. Desde 2015, o número total de registros de casamento vem apresentando tendência de queda. Entre 2019 e 2020 houve um decréscimo ainda mais expressivo por conta da pandemia e das consequentes orientações sanitárias de distanciamento social para conter a disseminação do coronavírus.

Registros

As precauções adotadas inviabilizaram a realização de cerimônias, fazendo com que muitos casais adiassem a decisão da união, segundo os pesquisadores do IBGE. Entre 2020 e 2021, o número de casamentos aumentou, dando indícios de que as cerimônias matrimoniais voltaram a acontecer em razão das campanhas de vacinação em massa e da flexibilização das medidas para contenção da covid-19. Mesmo assim, o número de registros de casamentos não superou a média dos cinco anos anteriores à pandemia (2015 a 2019). De 2021 a 2022, o número de casamentos também cresceu, mas ainda continuou abaixo dessa média (1.076.280). Em 2022 foram registrados 970.041 casamentos – dos quais 11.022 entre pessoas do mesmo sexo.

Ao agressor

A mesma lei que alterou a Lei Maria da Penha, em 2019, também prevê que serão ressarcidos pelo agressor os custos com dispositivos de segurança destinados ao uso em caso de perigo iminente e disponibilizados para o monitoramento das vítimas de violência doméstica ou familiar amparadas por medidas protetivas (Lei 13.871/19).

Faculdade

A Faculdade de Comunicação da Unifesspa está com novas lideranças. O Prof. Dr. Matheus Mello é o novo diretor e a Prof. Dra. Karolina Calado, vice-diretora. A dupla assume a condução acadêmica do curso de Jornalismo. O antecessor de Matheus na função era o Prof. Dr. Marcelo Barbalho.

Polícia

O auditório da Faculdade Anhanguera, em Marabá, abrigou na noite de ontem a solenidade de formatura do Curso de Adaptação à Graduação de 3º Sargento da Polícia Militar. O curso é de suma importância. Foram 44 militares que alcançaram o requisito para futura promoção a 2º sargento.