Um dos trechos de rodovia federal mais precários e vergonhosos do Estado do Pará, a BR-158, entre Redenção e Santana do Araguaia sofreu interrupção parcial esta semana e somente nesta sexta-feira (12) o tráfego normal foi retomado. A interrupção havia ocorrido com a queda da ponte de madeira no rio “Água Preta”, que estava ali de improviso e foi levada pela força da água, após fortes chuvas na região no dia 7. Com isso, durante cinco dias apenas motos e carros de passeio estavam passando sobre talas de madeira num desvio. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) enviou equipe ao local, que refez a ponte.
Nesse meio tempo, os caminhões, centenas deles, formaram fila quilométrica no sentido de quem entra no estado do Pará. A rota hoje é uma das principais para escoamento de produção do Centro-Oeste do Brasil, principalmente Mato Grosso. O produto mais transportado por essa estrada é a soja, em carretas cada vez maiores, rumo aos portos do Pará.
O atalho foi criado há cerca de um ano para substituir uma ponte de madeira que tinha no local.
Leia mais:O interessante (e revoltante) é que sobre o mesmo rio uma estrutura em aço, com suas fundações totalmente feitas para que o local finalmente tenha uma ponte em concreto, está totalmente abandonada há anos, e nunca foi finalizada pelo Governo Federal. (Da Redação)