Correio de Carajás

Repórter Correio

Feriados

O mês de novembro é sempre visto com reservas pelos comerciantes de Marabá, devido aos feriados que se acumulam e não ajudam a fechar as contas do faturamento para fazer jus aos custos das empresas. O mês já teve o feriado de finados, no dia 2 e tem mais dois pela frente, ambos em dia de semana: a Proclamação da República, no dia 15 e a data do padroeiro de Marabá, dia 20. Este ano caindo na quarta e na segunda-feira, respectivamente.

Comércio

Leia mais:

O Sindicato dos Comerciários (Sindecomar), como faz rotineiramente, já emitiu comunicado aos seus associados sobre o dia 15 de novembro. Destacou que é um feriado nacional, previsto em lei, e que apenas a negociação coletiva formal pode permitir trabalho nesta data. Tal acordo existe junto ao setor supermercadista, razão pela qual esse ramo poderá abrir as portas.

Futebol

A temporada de 2024 do futebol paraense começa com a disputa de um campeonato inédito: a Supercopa Pará. O torneio foi criado pela Federação Paraense de Futebol (FPF) e terá como participantes Canaã e Águia de Marabá. A taça será disputada no Zinho Oliveira, em Marabá, no dia 14 de janeiro, uma semana antes do Campeonato Paraense.

Futebol II

A Supercopa Pará reúne os dois vencedores das primeiras divisões do campeonato estadual. O Águia de Marabá garantiu a vaga na disputa após ser campeão inédito do Parazão ao bater o Remo, nos pênaltis. Já o Canaã conquistou a Série B1, título inédito para a galeria do clube, que tem apenas quatro anos de fundação. Será a primeira vez que o time de Canaã dos Carajás vai disputar a elite do Parazão.

Centrão

O Centrão ampliou o cerco à Telebras no momento em que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende investir R$ 6,6 bilhões para levar internet a escolas públicas. A estatal integra o comitê que vai definir como os recursos serão aplicados. Nos últimos meses, expoentes do grupo político que integra o governo petista têm indicado aliados para cargos-chave em diferentes níveis da companhia, por intermédio do senador Davi Alcolumbre (União-AP). Procurada, a Telebras diz que os indicados têm experiência.

Forró

O gênero musical forró foi reconhecido como manifestação da cultura nacional O projeto de lei que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado foi sancionado pela Presidência da República. Segundo o projeto de lei, o forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido a partir da mistura de ritmos tradicionais da Região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, existe há cerca de sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Mandato cassado

Por 5 votos a 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou nesta terça-feira (7) o mandato do deputado federal Marcelo de Lima Fernandes (PSB-SP), eleito nas eleições de 2022. Ele recebeu cerca de 110 mil votos. Com a decisão, a Justiça Eleitoral de São Paulo será comunicada para realizar a totalização dos votos. O resultado do julgamento abre caminho para que o ex-deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), primeiro suplente da legenda, possa assumir a cadeira, no entanto, a decisão final será do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

Mudança de partido

O julgamento foi motivado por uma ação de perda de mandato apresentada pelo Solidariedade contra Fernandes. De acordo com o partido, o parlamentar saiu do partido em fevereiro deste ano sem apresentar justa causa exigida pela legislação eleitoral. Na defesa apresentada ao tribunal, Marcelo Lima afirmou que deixou o Solidariedade após o partido não ter atingido a cláusula de barreira nas eleições de 2022, número mínimo de parlamentares para ter acesso ao fundo partidário e tempo de propaganda.

Governador

O governador Helder Barbalho esteve ontem em Parauapebas, onde foi um dos palestrantes do Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das áreas protegidas de Carajás. O evento é promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e reúne representantes dos municípios do mosaico.