Agora professores e pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) poderão interagir e trocar experiências com os profissionais da Universidade de La Republica de Uruguai (UDELAR). A iniciativa é fruto de uma parceria entre ambas universidades, que foi firmada na última segunda-feira (02).
A ação que já está ativa e possui valide de cinco anos, tem o intuito de fortalecer e firmar parcerias e desenvolvimento de projetos internacionais agregando qualidade às pesquisas já desenvolvidas e insights para novos projetos, que podem inclusive atrair investimentos para a sequência das investigações.
De acordo com a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni), responsável pela iniciativa, a atividade deverá trazer novas oportunidades para a comunidade acadêmica de ambas universidades.
Leia mais:O Assessor da Arni, Diógenes Siqueira, explica que por meio da ação, estudantes e técnicos administrativos terão a oportunidade de cursar disciplinas e cursos oferecidos na Udelar. “A ação é estratégia para o desenvolvimento acadêmico, que consequentemente contribuirá para o aumento da diversidade cultural, aprendizagem de outro idioma de nossos servidores e estudantes. Além da troca de saberes já que também receberemos professores, técnicos administrativos e estudantes da Udelar”, destacou.
Todas as regras e critérios para os interessados em participar dessa parceria devem ser publicadas em breve, em edital que deverá reger as normas de seleção. “A priori não existem muitas exigências para a adesão ao programa. Entretanto, uma boa trajetória acadêmica, número de passaporte e, principalmente, muita vontade em aprender são requisitos básicos para serem selecionados”, explica Diógenes.
Sobre a Internacionalização
A internacionalização curricular tem se tornado cada dia mais importante tanto para profissionais que miram o mercado de trabalho, quanto para aqueles que queiram permanecer na área acadêmica. Vivenciar uma experiência internacional em uma grande Universidade Sulamericana é uma oportunidade única para internacionalização e destaque tanto em currículos, como no crescimento profissional. (Fonte: Unifesspa)