Correio de Carajás

Cresce 83% a venda de carros elétricos no Pará

Icar, carro 100% elétrico da Caoa Chery, já está disponível em Marabá para venda

No Pará, o número de veículos elétricos passou de 813 até julho de 2021 para 1.476 em setembro de 2022, o que representa um aumento de 83% na frota em pouco mais de um ano. O estado segue a dinâmica nacional em que se observou um crescimento de 34% nesse mercado.

O Brasil conta hoje com 107.770 veículos elétricos circulando, de acordo com dados são da Neocharge, uma empresa especializada oferta de carregadores para veículos elétricos. Segundo a pesquisa, 68,95% são híbridos, isto é, são veículos que permitem tanto o abastecimento com eletricidade quanto com combustível, contando com motores que podem trabalhar de forma independente ou em conjunto.

Ainda de acordo com a pesquisa, 22,3% são do tipo hibrido plugin, que tem motores a combustão e elétrico, mas não permitem ser carregado somente a gasolina; e os demais 8,8% são totalmente elétricos.

Leia mais:

Em todo o país, os três estados do Sudeste – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – ocupam, respectivamente, as principais colocações no ranking da frota de veículos elétricos, mas o Pará já desponta nesse segmento e conta a maior fatia desse mercado na região Norte.

Por aqui, mais da metade da frota está na capital, que conta com 793 carros elétricos, porém há parcelas representativas também nos municípios de Ananindeua, Parauapebas, Castanhal e Marabá. Os recursos tecnológicos variados, a possibilidade de redução de custos com abastecimento e o perfil sustentável desses carros são alguns dos principais atrativos elencados pelos seus proprietários.