Correio de Carajás

Orla Folia vai voltar em Marabá após 2 anos de pandemia

O marabaense já pode anotar na agenda: dia 16 de julho acontece o Orla Folia. Tradicional carnaval fora de época, que tradicionalmente alegra as ruas do bairro Pioneiro, no ponto alto do verão amazônico. A grande festa popular conta com o apoio da Rádio Correio FM92,1, da Prefeitura de Marabá e da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento, que chegou a reunir dez mil pessoas em sua última edição, em 2019, volta em 2022 após uma pausa de dois anos por conta da pandemia de covid-19. Wilson Souza Teixeira, professor Wilsão, organizador da festa em parceria com o bloco Cachaça e Cia, celebra o retorno da micareta, que será o grande primeiro evento pós-pandemia.

“É um grande evento. Nós estamos trabalhando muito para escolher a melhor atração”, diz ele.

Leia mais:

Na programação preliminar, a folia inicia às 20 horas e se estende até as 3 horas da madrugada. O trio elétrico dá a largada no percurso às 22 horas, fazendo o trajeto de 600 metros entre a Casa Bandeira até a Praça São Félix de Valois. Wilsão revela, empolgado, que para este ano uma parceira foi proposta aos estabelecimentos que ficam na orla, para que eles não fechem durante o evento, dando uma opção aos foliões que querem acompanhar a programação, mas de um local privilegiado.

“Para as pessoas que não gostam de dançar, só querem ver o trio passar, fica aberto como se fosse uma área de camarote”, explica.

O início das vendas do abadá ainda está sendo definido e deve acontecer após a decisão sobre qual atração nacional irá abrilhantar a noite. Sobre o valor, o organizador explica que costuma ter preço popular, pensado para ajudar a cobrir parte dos custos da festividade. Como é típico em carnavais de rua, uma corda irá separar os pagantes e aqueles que não comprarem o ingresso. Mas, de acordo com Wilsão, ambos poderão curtir a festa e sua atração de maneira igual.

Além de seguranças particulares contratados para a parte interna da corda, a Policia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) irão reforçar a paz do Orla Folia. (Luciana Araújo)