Depois de passar pelos quatro cantos de Marabá e de já ter oferecido consultas médicas gratuitas a milhares de pessoas, o Instituto Miguel Chamon tem suas ações elogiadas e destacadas no plenário da Câmara Municipal. Para os vereadores Cristina Mutran (MDB), Frank do Jardim União (SD), Ronaldo da 33 (SD) e Coronel Araújo (MDB) o atendimento qualificado tem feito enorme diferença para a parcela mais carente da população e que tinha urgência pelo acesso a consultas.
Desde o dia 5 de novembro as carretas-consultório e equipes de saúde do instituto já passaram pelos bairros: Morada Nova, São Félix, Fanta e Coca Cola, Folha 16, Folha 33, Marabá Pioneira, Amapá, Belo Horizonte e hoje estão no Liberdade, em frente à praça do bairro, onde permanecem até este domingo, dia 21.
A população atendida tem acesso a consultas com clínico geral, dentista, exames de ultrassonografia, consulta de vista e ainda ganha os óculos, sem custo.
Leia mais:REPERCUSSÃO
Do plenário da Câmara de Marabá, o vereador Coronel Araújo disse que a pandemia potencializou a necessidade das pessoas por atendimento médico, depois de um período em que o foco do setor público esteve quase todo voltado ao combate à covid-19. “É uma demanda reprimida. Então esse trabalho que o deputado Chamonzinho faz por meio do Instituto Miguel Chamon tem ajudado muito não só a população de Marabá, mas de todo o Estado”, destacou, elogiando a qualidade do serviço oferecido.
Ronaldo da 33, por seu turno, agradeceu em nome dos moradores do seu bairro, que também foram foco desse trabalho. “Está muito bonito esse trabalho. Parabenizo o instituto e o deputado Chamonzinho que é o idealizador”.
No mesmo sentido, a vereadora Cristina Mutran, que é médica. “O objetivo das ações desse instituto é trazer ações de saúde, contribuindo assim para com a saúde de Marabá, que encontra-se com demanda reprimida”, explicou. Para Cristina, o deputado Chamonzinho foi muito sensível ao eleger Marabá como um dos focos do atendimento da ação.
Frank do Jardim União, não apenas parabenizou o instituto pelo trabalho que está tendo amplo alcance social, como sugeriu que em outras oportunidades a Prefeitura seja oficialmente a parceiras nessas ações, que certamente ajudam a combater as demandas dos centros de saúde. “É um programa de grande importância. A gente tem ouvido da satisfação da população”, asseverou.
A repercussão também é grande entre as lideranças comunitárias. Presidente da Associação de Moradores do Bairro Liberdade, onde a ação está ocorrendo desde a sexta-feira (19), Lia do Livramento disse: “Eu só tenho a agradecer ao Instituto Miguel Chamon por proporcionar um atendimento tão importante a nossa população”.
Lara Borges, que é ativista social e cultural, além de artista reconhecida na cidade, foi outra moradora do Liberdade a destacar os trabalhos do instituto: “Para nós moradores este é um atendimento muito importante. A nossa comunidade é muito carente dessa assistência em saúde. É uma honra que tenham escolhido a nossa gente para esse atendimento médico”.
LIBERDADE
As carretas-consultório estão postadas em frente à praça do Liberdade, na Av. Paraíso e permanecem atendendo ali até este domingo, dia 21.
A passagem anterior foi pelos bairros Belo Horizonte e São Miguel da Conquista, onde os últimos atendimentos aconteceram na quinta-feira.
A idosa Maria Divina da Silva, moradora da Travessa Planalto, no Liberdade é uma das que foi atendida. “Vim e estou muito feliz por essa ação ter chegado aqui. Vai atender a todas as pessoas carentes que não têm condição de comprar óculos”, destacou a idosa, com um sorriso no rosto.
ATENDIMENTO
As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.
O serviço mais procurado é realmente o exame de vista, além da oportunidade de receber lente e óculos de graça, ainda podendo escolher a armação entre vários modelos disponíveis. O instituto leva de 30 a 40 dias para a entrega dos óculos completos.
INSTITUTO
O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.
Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.
Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala.
A ação tem o apoio institucional do Grupo Correio de Comunicação. (Da Redação)