Correio de Carajás

Presidente eleito da OAB em Marabá fala em unir a classe

Mesmo com pleito polarizado, decidido por diferença de apenas um voto, Rodrigo Botelho mostra confiança em pacificação

Nesta sexta-feira (19), um dia após ser eleito para presidir a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Marabá no próximo triênio, Rodrigo Albuquerque Botelho da Costa falou com o CORREIO. Em tom pacificador, ele disse ter considerado a eleição tranquila e que ainda estava emocionado pelo retorno que teve em forma de sufrágio de seus colegas. A eleição foi decidida por apenas um voto de diferença – 223 a 222 –, mesmo assim ele fala em unificar a categoria, desarmando os palanques.

Rodrigo Botelho tem apenas 36 anos, é casado, professor de Direito e processo do trabalho. A vice é a sua colega Jéssica Cangussu de Abreu, na chapa “Atitude OAB Marabá”. Completam a diretoria: secretário-geral: Thiago Barros Sá; secretária-geral adjunta: Joana Simony de Souza Lima e diretor tesoureiro: Antônio Carlos de Sousa Gomes Júnior.

Os conselheiros subseccionais efetivos vão ser: Antônio Marruaz da Silva, Claudionor Gomes da Silveira, José Rodrigues Prieto, Júlio Ferreira de Araújo Netto, Letícia Collinetti Fiorin, Luís Gustavo Trovo Garcia, Márcia Mendonça de Abreu, Menilly Loss Guerra, Roberta Yumie Leitão Umemura. Os suplentes: Higor de Almeida Souza, Israel Lima Ribeiro, Jobeane Neila Braga Sodré, Larissa Salame Bentes, Lorena Ferreira da Silva Fernandes, Mayra Bruna Leão Bogea de Sousa, Ranyelle da Silva Septmio Carvalho, Renan Cabral Moreira e Wadson Veloso Silva.

Leia mais:
A apuração foi decidida com apenas um voto de diferença

PRIMEIROS PASSOS

Na visão do presidente eleito, que foi candidato há três anos atrás como vice de Josiane Colinetti, as eleições da OAB deste ano foram bem mais tranquilas que na oportunidade anterior. Ele acredita que foi mais propositiva e calcada em ideias.

“Há um acirramento histórico nas eleições da OAB em Marabá. Mas considero que foi uma campanha bem mais tranquila, sem tumultuo. O nosso grupo Atitude fez uma campanha linda, respeitosa”, comentou ao CORREIO.

Em seguida ele afirmou que essa união em prol da entidade já está sendo construída. “Ontem, lá mesmo após o resultado, nós cumprimentamos a todos os colegas que fazem parte ou apoiavam a chapa Avante. Essas pessoas têm de estar junto da OAB, têm de fazer parte. Temos de cessar com os muros e trabalhar pelo futuro (da entidade)”, respondeu.

Sobre a sua gestão, reafirmou que vai trabalhar pelo aprimoramento profissional, integração com outras instituições, melhoria da comunidade e das relações com o Poder judiciário.

Questionado sobre a que atribui a adesão a sua campanha, ele respondeu que os colegas toparam a proposta de renovação e que, mesmo assim, tem um enorme respeito à história da Subseção e de seus membros mais antigos. De outro lado, ele admite que a maioria do seu eleitorado foi formada por colegas mais jovens ou recém iniciados na profissão.

Apoiadores da chapa vencedora comemoram o resultado

ELEIÇÃO AINDA NÃO ACABOU

O candidato a presidente na outra chapa, a “Avante Por Você OAB Marabá”, era o atual mandatário, Ismael Gaia Pará. O CORREIO também o contatou nesta sexta-feira para repercutir o resultado da eleição local, mas ele disse que preferia se manifestar por meio de nota oficial, que estava sendo redigida. No entanto, até o final desta edição o Jornal não recebeu tal documento.

O mandato da atual diretoria finda no dia 31 de dezembro deste ano, independente da data em que venha a ocorrer a posse da nova gestão, a qual ainda será definida. Chegará ao fim o predomínio de 15 anos do mesmo grupo à frente da entidade, primeiro com Haroldo Silva, depois com Haroldo Gaia, ambos por dois mandatos e agora um triênio do irmão dele, Ismael.

Informalmente, o CORREIO ouviu de apoiadores do grupo deles que a eleição não foi tão tranquila e que o resultado ainda pode sofrer alterações, uma vez que as impugnações serão julgadas e podem invalidar inúmeros votos da chapa vencedora. Não houve confirmação se a chapa “Avante Por Você OAB Marabá” vai recorrer contra o resultado, mas de qualquer forma isso só pode se efetivar após a proclamação dos eleitos.

Questionado sobre as afirmações de que ainda pode haver mudança de resultado, Rodrigo Botelho, por sua vez, disse achar improvável e rebateu dizendo que as impugnações aconteceram de parte a parte, tendo sido pedidas também pelo seu grupo, tudo dentro da normalidade de um processo como esse.

PARÁ

Todos os advogados do estado também votaram para eleger a diretoria da Seção Pará da OAB. A vitória foi de Eduardo Imbiriba, da chapa “OAB Sempre à Frente”. Ele venceu com 4.355 votos e vai comandar a OAB-PA no próximo triênio 2022/2025. A vice-presidência terá à frente a advogada Luciana Gluck Paul. A chapa “Advocacia em Causa Própria”, encabeçada pelo advogado Sávio Barreto, ficou com 4.091 votos (Da Redação)