“Espaço de Lazer Comandante Antônio Carlos Junqueira”. Este é o novo nome oficial da pista que a Prefeitura de Marabá inaugurou em agosto de 2018, na Folha 29 da Nova Marabá, e que é usada diariamente para a prática de caminhadas e exercícios físicos. O local já tinha uma denominação que era Espaço Rotary Club, por ficar em frente àquela entidade, mas foi mudado a pedido dos seus próprios membros para homenagear o histórico aviador e empresário que faleceu em 4 de maio deste ano, por complicações da covid-19. O Decreto Legislativo Nº 2000 garantiu a alteração.
Junqueira, quando da sua morte, tinha 68 anos era um membro ativo e atuante do Rotary, entidade conhecida pelo seu trabalho social, em auxílio à comunidade em vários setores. A dedicação dele a esse serviço era admirada até mesmo por seus colegas de clube.
De outro lado, Junqueira tem seu nome na história da aviação regional, tendo sido o primeiro empresário do ramo a se estabelecer em Marabá e contribuir para o desenvolvimento do transporte aéreo nesta parte do Pará.
Leia mais:DECRETO
Os projetos de decreto legislativo têm a finalidade de regular as atividades externas às Casas Legislativas. Dependendo do campo temático e do prescrito no Regimento Interno, o projeto de Decreto Legislativo aprovado é promulgado diretamente pelo presidente da Câmara dos Vereadores, sem precisar de sanção do prefeito municipal. É o que houve neste caso.
O Decreto Legislativo nº 2000 também revoga um anterior, de 2018, que denominava a área de Espaço Rotary Club. Foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Corrêa Lima.
A notícia da homenagem póstuma da parte do Município chegou para a família no dia em que o falecimento do aviador completou exatos 5 meses.
Mesmo ainda emocionada com a tão recente partida do companheiro de sua vida, a viúva Viviane se disse satisfeita com a novidade. “Esta homenagem é mais do que justa. O Junqueira ajudou muita gente em Marabá. E o Rotary era a vida dele também. Fico agradecida a todos que contribuíram para isso, aos rotarianos que aceitaram a mudança e à Câmara. Gratidão a Deus por tudo o que eu e ele vivemos juntos”, disse ela ao Correio.
O HOMENAGEADO
Antonio Carlos Junqueira, o Comandante Junqueira, foi um empresário do ramo de aviação, que chegou a Marabá na década de 1970 e construiu uma das principais empresas de aviação civil regional, a JUTA (Junqueira Táxi Aéreo).
Ele era militar da Aeronáutica, em Goiás, e quando deu baixa da corporação, comprou avião de pequeno porte, montou uma empresa e veio atuar na Amazônia, mais especificamente em Marabá, onde o Projeto Grande Carajás estava em fase de implantação e havia indícios de que a região teria grande crescimento.
Comandante Junqueira teve atuação destacada, também, na Maçonaria, tendo sido Venerável Mestre presidente da Loja Maçônica Pioneira da Transamazônica, no Bairro Novo Horizonte, além de destacado gestor do Rotary Club de Marabá, com um trabalho relevante desde 1979, ajudando a fundar aquela instituição no município.
“Infelizmente, perdemos o Comandante Antonio Carlos Junqueira, nosso companheiro no Rotary Club de Marabá, um exemplar rotariano por 42 anos, ex-presidente, Companheiro Paul Harris e Fundador do Banco de Cadeira de Rodas em Marabá. O Rotary perde uma pessoa fantástica, nosso comandante salvou inúmeras vidas nos céus da Amazônia com a JUTA Táxi Aéreo”, disse nota emitida na época pela entidade.
ESPAÇO DE LAZER
O canteiro central da VP-3, em frente ao Rotary, foi entregue pela Prefeitura de Marabá reformado em 23 de agosto de 2018. Respeitando a vocação do espaço que já era utilizado informalmente por populares para caminhada, o Executivo construiu uma pista oficial.
Segundo o engenheiro Thiago Lobo explicou, ali a Prefeitura construiu uma pista de caminhada, de um quilômetro e duzentos metros de comprimento, com dois metros e meio de largura. Tem também estacionamento, dez rampas para acessibilidade e academia para a prática de exercícios físicos, bem como bancos e lixeiras.
Existe, também, um espaço de 135m² reservado para a prática de aeróbica e aulas de zumba. (Da Redação)