Correio de Carajás

Mais um guarda municipal é preso em Parauapebas

Robson Leite Gomes foi detido embriagado e preso por perturbação, desacato, desobediência, resistência e porte ilegal de arma de fogo

Durante o fim de semana, enquanto a Polícia Militar de Parauapebas realizava a Operação Heimdall, com foco em melhorar a segurança no município, foi preso o Guarda Civil Municipal Robson Leite Gomes. Ele foi autuado por perturbação, desacato, desobediência, resistência e porte ilegal de arma de fogo no sábado (24), na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.

Segundo relato policial, uma denúncia anônima informou a polícia de que um homem estava portando uma arma de fogo em um posto de combustível no Bairro União, fazendo-o com o intuito de amedrontar os presentes. Havia também grande distúrbio causado por som automotivo no local.

Leia mais:

Uma equipe militar chegou ao local, ordenou que o som fosse desligado e que o público do local colocasse as mãos na cabeça, para que fosse realizada busca pessoal. Robson, então, teria se recusado a obedecer a ordem policial, utilizando as seguintes palavras: “Eu sou guarda municipal, p**! Não vou colocar a mão na cabeça, não”. Posterior a isto, o guarda recebeu voz de prisão.

Robson, visivelmente embriagado, foi imobilizado pelos militares e revistado. Neste momento, foi encontrada a arma calibre 9mm, com 15 munições intactas, mas sem o documento de porte. Ele foi algemado e conduzido à delegacia.

Vale lembrar que por decisão da 2ª Vara Criminal de Parauapebas, datada de 2019, os Guardas Municipais têm autorização para portar armas pessoais em serviço ou fora dele. A organização, entretanto, não concede armamento aos agentes.

O Correio de Carajás solicitou à Secretaria Municipal de Segurança Institucional (Semsi) nota oficial sobre o caso e foi informado que um posicionamento será emitido assim que Robson participar de audiência de custódia, agendada para 11h30 desta segunda (26).

Robson Leite é o terceiro agente da Guarda Municipal de Parauapebas preso neste ano. Em abril, um deles foi autuado em flagrante por disparar arma de fogo, enquanto embriagado, durante confraternização no Bairro Nova Carajás.

Já neste mês, Thiago de Sousa Barcelos, agente de Parauapebas, foi preso após atirar contra Lucas da Silva Rodrigues, em uma conveniência na Rua Samauma, na cidade vizinha, Curionópolis.

MAIS ARMA

Também foi autuado no sábado, durante a Operação Heimdall, Samuel Antônio de Carvalho, por porte ilegal de arma. Ele causou distúrbio com som automotivo em outro posto, no Bairro da Paz, e com ele foi encontrada pistola calibre 9mm e 21 munições ao todo. O homem foi conduzido à delegacia para esclarecimento e preenchimento de documentos cabíveis. (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)