A partir da próxima semana os agentes do Departamento Municipal de Trânsito Urbanos de Marabá (Dmtu) passarão a contar com uma nova tecnologia em seus procedimentos operacionais: o talonário eletrônico. Setenta aparelhos celulares foram adquiridos para garantir mais celeridade, segurança e facilidade no serviço prestado à população de Marabá.
Em 15 de julho foi finalizado o treinamento e realizada uma cerimônia no auditório da escola municipal Judith Gomes Leitão, Núcleo Marabá Pioneira, para comemorar esse momento tão importante para o órgão. Segundo o secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães, os agentes realizaram os treinamentos necessário para que em poucos dias possam estar operacionalizando o novo modelo de trabalho.
“A princípio vamos coabitar os dois sistemas, o antigo – físico – e o eletrônico, até que isso seja regularizado de vez. Nós estamos trabalhando há muito tempo para fornecer um equipamento a altura do órgão, que vem crescendo e contribuindo para a sociedade de Marabá”.
Leia mais:O talonário eletrônico é um sistema para registro de infrações de trânsito que funciona em smartphones, com acesso restrito aos agentes.
Com ele, o bloco de papel e a caneta serão deixados de lado e o processo de preenchimento trará mais eficácia e segurança. As informações cadastradas impedem adulterações e contam com imagem registrada em tempo real, podendo ser utilizada para comprovação da ocorrência, mostrando, assim, a transparência da atuação do órgão.
O serviço que será totalmente informatizado vai permitir consultar e cadastrar veículos e condutores que possam estar em situação de irregularidades.
Para Jocenilson Silva, diretor do DMTU, o tempo médio em uma autuação atualmente é de 15 minutos, agora com o talonário eletrônico esse tempo terá uma redução considerável. “Em poucos cliques os agentes farão o procedimento e preenchimento do formulário no sistema. Com essa tecnologia vamos melhorar muito a qualidade do serviço, na fiscalização ostensiva e no trabalho operacional e estatístico”, afirma.
Atualmente, cerca de 300 a 400 autos de infração são feitos mensalmente pelos agentes, segundo levantou o CORREIO. Com a nova tecnologia esse número deve aumentar pela agilidade e praticidade.
Neste primeiro momento nem todos os 80 agentes de rua vão contar com um aparelho e a Prefeitura ainda vai precisar adquirir mais unidades para que toda a demanda seja coberta. Questionado sobre o número de agentes, o secretário Jair Guimarães apenas respondeu que em breve esse efetivo deve aumentar, mas não precisou quando isso deve acontecer.
Os celulares foram adquiridos através de comodato – um aluguel – e a empresas responsável pelos aparelhos, também ficará a cargo de fazer atualizações da plataforma e softwares.
“O investimento ficou em torno de 100 mil reais por mês. Para a prefeitura ficaria muito oneroso adquirir um celular para cada um. A tecnologia avança muito rápido. Esse novo modelo de serviço vai devolver á sociedade um serviço de qualidade”, respondeu, quando questionado.
Durante o encontro entre os agentes de trânsito receberam, das mãos do diretor do órgão e do secretário de segurança, o certificado do treinamento do Sistema de Talonário Eletrônico que participaram. (Ana Mangas)