Correio de Carajás

Eguchi alega inocência e diz que incomoda no cenário político

Delegado federal que quase virou prefeito de Belém na última eleição, agora é acusado pela própria PF de vazar informações para empresários investigados

Uma mala com grande quantidade de dinheiro (em notas de Real, Euro e Dólar) foi encontrada na casa do delegado federal Everaldo Eguchi, nesta quarta-feira (14). Ele foi afastado do cargo sob acusação de vazar informações sigilosas de investigações da Polícia Federal contra exploradores ilegais de minério no sudeste do Pará.

A casa do deputado, que foi candidato a prefeito de Belém na última eleição, é apenas um de oito alvos visitados pela Polícia Federal, em cumprimento de mandados de busca e apreensão emitidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Marabá. Além do delegado, seis empresários também são investigados.

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram em 2018, quando Eguchi, valendo-se do cargo de delegado federal, estaria vazando informações para os empresários investigados, possivelmente em troca de dinheiro, prejudicando as investigações.

Leia mais:

“O vazamento trouxe prejuízo para investigação, uma vez que parte dos investigados tiveram conhecimento antecipado da ação policial, acarretando a não localização de alguns alvos no dia da deflagração da operação”, diz nota da Polícia Federal enviada à Imprensa.

A operação contou com a participação de 35 policiais federais e as diligências foram cumpridas nas cidades de Belém, Marabá, Parauapebas e Goianésia (GO).

Os crimes investigados são de violação de sigilo funcional, corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa (a famosa formação de quadrilha), com penas previstas superiores a 20 anos de reclusão.

Mala com dezenas de maços de notas de R$ 100, além de Euros e Dólares forma apreendidas na casa de Eguchi/ Foto: Divulgação/Ascom/PF

Eguchi responde

Em nota à Imprensa, Eguchi disse que “fará no momento oportuno uma coletiva de imprensa para esclarecer com transparência e honestidade todos os fatos ocorridos na manhã desta quarta-feira”.

Ele reforça o compromisso com os apoiadores e a sociedade paraense como um todo, afirmando que irá sempre preservar a verdade, elucidando, provando e comprovando a sua inocência.

Ainda segundo a nota, Eguchi diz que como funcionário público federal é sabedor de suas obrigações, principalmente, como um delegado de Polícia Federal que acima de tudo acredita na integridade da instituição federal onde trabalha e seguirá levantando a bandeira de combate à corrupção, postura essa, que vem incomodando muita gente no atual cenário político do estado do Pará. (Chagas Filho com informações da Ascom/PF)