Correio de Carajás

Repórter Correio

Colapso de reservatórios

Em uma dura nota técnica, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que os reservatórios de pelo menos oito importantes usinas hidrelétricas localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste devem chegar a novembro, que marca o fim do período seco, praticamente vazios. Nessa situação, chamada tecnicamente de “perda do controle hidráulico”, o ONS alerta para “restrições no atendimento energético nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste”.

Colapso de reservatórios II

Leia mais:

“Considerando-se as previsões de afluência (entrada de água nos reservatórios) obtidas com a chuva de 2020, prevê-se a perda do controle hidráulico de reservatórios da bacia do Rio Paraná no segundo semestre de 2021. A perda do controle hidráulico na bacia do Paraná implicaria em restrições no atendimento energético nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste”, diz a nota do ONS. O documento foi encaminhado para o Ministério de Minas e Energia e para a Agência Nacional de Águas nesta semana. É a primeira vez que um órgão federal alerta para a possibilidade de falta de energia. O ONS quer a limitação do uso da água para outros fins, como a redução de irrigação e navegação, para guardar água nos reservatórios.

Despedida

O corpo do empresário e ex-cartorário Alberto Santis filho, o Albertinho, foi sepultado na manhã de ontem (4) no mausoléu da família, no Cemitério da Saudade, na Nova Marabá. A urna com o corpo, vindo de São Paulo (SP), chegou por volta das 5 horas ao Aeroporto João Rocha, em avião fretado. Como a morte foi em decorrência da covid-19, não ocorreu velório, apenas um cortejo automotivo até o campo santo.

Verão e chuva

Com o verão já se estabelecendo por aqui, muita gente estranhou a chuva forte e demorada na tarde de quinta-feira (3), em pleno feriado, sobre a cidade de Marabá. Segundo a previsão do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), a previsão é que o calor fique mais intenso, mas que as chuvas continuem no mês de junho.

Calor

No sul e sudeste do Pará, há um período seco já bem estabelecido desde o mês passado e a tendência é que isso continue em junho. São previstos totais mensais entre 10 e 50mm, um valor bem característico da região, com temperatura máxima podendo chegar até os 38ºC.

Universidade

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abriu esta semana as inscrições do Processo Seletivo diferenciado para ingresso de estudantes de comunidades indígenas e quilombolas no ensino superior. No total, são ofertadas 164 vagas em 41 cursos de graduação, localizados nos campi de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Podem concorrer às vagas candidatos pertencentes às comunidades quilombolas e aos povos indígenas, observados os critérios de comprovação estabelecidos em Edital.

Covid no Pará

O Pará registrava nesta sexta-feira (4) um total de 523.063 casos de covid-19 e 14.673 mortes. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), foram confirmados mais 1.009 casos de Covid-19 e 33 mortes. Nos últimos sete dias, foram confirmados 85 novos casos e 17 óbitos, além de 924 casos e 16 óbitos ocorridos em dias anteriores.

Covid no Pará II

O Pará possui, até então, 488.292 recuperados, 88.897 casos descartados e 156 casos em análise. Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem ocupação de 48% dos 742 leitos clínicos e 79% dos 532 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).