Correio de Carajás

Repórter Correio 25/03/2021

Sem leitos

A taxa de ocupação de leitos específicos para covid-19 nos hospitais de Parauapebas, ontem, era de assustadores 97%. Os leitos de UTI estavam 100% ocupados, até em hospital particular. Os novos casos eram 246, elevando o total a mais de 42 mil infectados desde o início da pandemia. Ali, foram 258 óbitos até agora.

Mais de 300 óbitos

Leia mais:

Marabá ultrapassou nesta quarta-feira (24) a marca de 300 óbitos (304 ao todo) por covid-19, um dado lastimável e preocupante. Foram seis mortes pela doença só nas 24 horas anteriores, o maior número já registrado em um só dia. Ao mesmo tempo, o índice de ocupação de leitos era de 97,3%. Dos 59 leitos exclusivos de UTI, 54 estavam ocupados até ontem. Nas enfermarias, de 42 vagas, 31 estavam com pacientes de covid.

Enchente

O Rio Tocantins segue subindo, na retomada da cheia em Marabá. Ontem chegou aos 11,05 metros acima do normal e deve continuar nesse ritmo. Segundo o Boletim Informativo de Vazões e Níveis divulgado pela Eletronorte, vai a 11,13 metros hoje e a 11,22 no dia 27, o que será o maior nível alcançado este ano, caso se concretize. É importante destacar que essa projeção do BVN é feita pela estatal com base no controle de vazão na barragem da hidrelétrica em Tucuruí. Não leva em conta o volume de chuvas.

O rio levou

Proprietário de uma das chalanas (casa flutuante) que ficam no Rio Tocantins, geralmente próximas à praia do Tucunaré, publicava ontem em redes sociais sobre o sumiço da mesma. O flutuante se soltou das amarras e não mais foi visto. Ocorrência similar, em outro momento, teve a chalana localizada já à altura de Itupiranga, rio abaixo.

Usina de energia solar

Marabá ganhou esta semana a sua primeira usina de energia solar, um investimento da operadora de telefonia Vivo, para produzir energia para suas lojas. É uma estratégia nacional da empresa, que planeja abrir, ao todo, 70 dessas usinas no país. Ela tem parceria no projeto com a Athon Energia. Já são 2.190 MWh ano, destinados a atender 632 unidades consumidoras da empresa, como lojas, sites e equipamentos de transmissão na região.

Geração distribuída

No modelo de geração distribuída, a produção de energia pelas usinas, mais próximas aos pontos consumidores, é injetada na rede de transmissão da concessionária local – neste caso, a Equatorial Pará. A primeira usina no Norte, em Marabá, gerou aproximadamente 110 empregos diretos e 60 indiretos na fase de construção. Na fase de operação, a expectativa é de 20 novas vagas, diretas e indiretas, diz a operadora.

Vestibular suspenso

Em comunicado oficial, divulgado no dia 19, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) comunicou a suspensão da aplicação das provas do Processo Seletivo Especial (Prosel 2020), que seriam realizadas no próximo dia 11 de abril na Unifesspa. Segundo o comunicado, “a SECTET, em conjunto com as Instituições de Ensino Superior, Prefeituras e Fadesp, decidem suspender temporariamente a prova em decorrência do agravamento do quadro epidemiológico enfrentado pelo estado do Pará como consequência da pandemia de COVID-19”.

Futuro Ainda de acordo com o informe, “uma nova reunião será realizada no dia 15 de abril de 2021, onde será reavaliado ou não um novo cronograma”. Por fim, o comunicado orienta que os candidatos acompanhem, no portal da Fadesp, o andamento do processo e fiquem atentos para novas publicações.