Diversos órgãos de segurança pública intensificaram as ações de conscientização e fiscalização das medidas de combate a covid-19 em Xinguara, no sul do Pará. O objetivo é cumprir as normas dos decretos do Estado e do município, que determinam a proibição de aglomerações com mais de 10 pessoas e prevê o uso de máscara de proteção facial, distanciamento social, higienização e outras medidas, considerando o agravamento da pandemia no território paraense.
As ações são realizadas pelas equipes da Defesa Civil, do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar. Em caso de aglomerações ou quaisquer outras formas de desobediência, as determinações de contenção do vírus, os cidadãos serão orientados pelos fiscais – e em caso de reincidência ou de condutas de maior gravidade, poderão ser aplicadas as medidas legais, como multa ou detenção.
O agente de Defesa Civil, Gilmar Pires, explicou que a operação está sendo relativamente tranquila e que os empresários, comerciantes, trabalhadores autônomos e a população em geral, estão colaborando com a prevenção ao vírus. “No último final de semana realizamos as ações na Feira Municipal, orientando sobre os protocolos de segurança e estaremos neste período de pandemia visitando diariamente o comércio da cidade”, disse ele.
Leia mais:“É importante esse trabalho de conscientização para orientar as pessoas a se prevenirem, usar máscara. Todos precisam se prevenir”, comentou o feirante conhecido como Robson Tigrão. Segundo o boletim divulgado na terça-feira, 16, pela Secretaria Municipal de Saúde, Xinguara contabiliza 4.031 casos confirmados, 3.240 recuperados e 44 óbitos ocasionados por covid-19. (Delmiro Silva)