As ações educativas no trânsito de Xinguara, sul do Pará, foram prorrogadas pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT), conforme informou o órgão, que desde janeiro realiza campanha intensiva no sentido de conscientizar os condutores para práticas voltadas para um trânsito mais seguro e humanizado. A previsão inicial seria a partir desse mês de março seguir todos os procedimentos previstos no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) aplicando multas aos infratores.
Conforme a diretora do DMT, Kleane Santos, a prorrogação das ações educativas foi adotada em razão de decreto do Governo do Estado que suspendeu temporariamente serviços prestados por alguns órgãos como o DETRAN, considerando o bandeiramento vermelho diante do agravamento da pandemia de covid-19, o que dificultou o acesso da população para atendimento de regularização de veículos. Apesar do caráter educativo, os agentes de trânsito alertam que em casos “mais graves” serão aplicadas as sanções cabíveis.
“As ações de conscientização foram prorrogadas, porém não há justificativa para o não uso pelos condutores e passageiros de equipamentos de segurança, como o capacete e o cinto. É preciso que todos colaborem para salvar vidas no trânsito”, disse Kleane. O DMT não informou o prazo de prorrogação das blitzen educativas, que contam com apoio da Polícia Militar e outros órgãos de setores da sociedade. A campanha tem como tema: “Consciência no trânsito. Todos pela vida”. (Delmiro Silva)
Leia mais: