A Polícia Militar durante a Operação Festas Seguras intensificará o patrulhamento nas regiões de maior circulação de Marabá, para prevenir crimes e garantir o cumprimento do Decreto Estadual 800/2020, que torna mais restritivas a liberação de atividades econômicas e sociais, além de maior rigor no controle da fiscalização dos protocolos de prevenção e combate ao novo coronavírus, publicada na segunda-feira (28).
O coronel Dayvid Sarah, responsável pelo comando do 4° BPM, detalhou ao CORREIO, que a ação teve um incremento na terça-feira (29), ao deflagrar a Operação Super Overlord, abrangendo os cinco núcleos da cidade. Um efetivo extra de 18 motocicletas, 25 viaturas e 85 policiais militares participaram da fiscalização.
“Tivemos um resultado positivo na questão da ostensividade, para que os índices e até chamadas do 190 tivessem uma redução de ocorrências, mas, a gente teve um aumento de denúncias”, destacou o comandante. Denúncias essas que puderam ser atendidas instantaneamente, principalmente nas áreas da Velha Marabá, Vila do Rato, Mangueira, citou ele.
Leia mais:O comandante pontou ainda, que as informações repassadas pela população aliadas as estatísticas da polícia, direcionam os locais do patrulhamento, no entanto, a Operação não se concentra apenas nos locais onde as ocorrências estão sendo concentradas, o policiamento trabalha de forma repressiva e preventiva nas áreas adjacentes, explicou.
Dayvid informou, ainda, que Marabá terá reforço no policiamento a partir da quarta-feira (30), até o dia 3 de janeiro do próximo ano. “A intensificação das nossas operações principalmente no dia 31 de dezembro, na virada do ano, nos pontos aonde possivelmente pode haver a concentração de pessoas”, disse. Mais de 120 policiais militares nas ruas, “só na área do quarto batalhão”.
O comércio marabaense também ganhou reforço no policiamento desde a semana passada. O comandante citou que os pontos de atuação, assim como os horários de intensificação das rondas, são baseados nos horários de maior fluxo de pessoas, já que o objetivo do trabalho policial é importante para fazer a prevenção, para evitar aglomeração durante a pandemia.
A operação está sendo executada em todo o Estado e integrada com os demais órgãos de segurança, principalmente os de trânsito e guardas municipais.
DECRETO
O decreto traz determinações e novas regras para eventos no período de 31 de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021, em todo o Estado. De acordo com a legislação, os municípios devem respeitar as taxas de ocupação e os limites de pessoas impostos.
Para cidades de regiões em bandeira azul, os eventos estão liberados com taxa de ocupação em 100%, sem limite de pessoas; àqueles em bandeira verde, ficam liberados eventos com taxa de ocupação em 50%, respeitando o limite de até 200 pessoas; em bandeira amarela, estão autorizados eventos com taxa de ocupação em 30% e limite de até 150 pessoas nos estabelecimentos; no caso das regiões em bandeiras laranja, vermelha e preta, os eventos estão proibidos. (Theíza Cristhine e Josseli Carvalho)