Correio de Carajás

Definidas regras de eleição suplementar em Goianésia do Pará

Pastor David, presidente da Câmara de Goianésia, é prefeito interino do município desde 1º de janeiro

No dia 3 de outubro de 2021 os mais de 20 mil eleitores da 103ª Zona Eleitoral, localizada no município de Goianésia do Pará, vão escolher o prefeito e vice-prefeito no processo eleitoral suplementar, em eleição que ocorrerá no horário de 7 às 17, por meio do sistema eletrônico de votação e totalização de votos.

As regras foram definidas em resolução publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) nesta semana.

Os eleitores têm o prazo de 9 de agosto para realizar alistamentos eleitorais, revisões e transferências no cadastro eleitoral do município, não cabendo a transferência de domicílio eleitoral.

Leia mais:

Entre os dias 4 a 9 de agosto estão autorizadas as convenções destinadas a deliberar sobre a escolha dos candidatos e a formação de coligações. Podem concorrer os eleitores que tenham requerido inscrição eleitoral ou transferência de domicílio para o município até o dia 03 de abril de 2021 (6 meses antes do pleito) e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.

A resolução publicada pelo TRE informa também que “todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os impugnados, devem estar julgados pelo Juiz Eleitoral, e as respectivas decisões publicadas até o dia 13 de setembro de 2021. E os eventuais recursos interpostos em sede de registro de candidatos devem estar julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará até o dia 28 de setembro de 2021, publicando em sessão as respectivas decisões”.

Os candidatos e as coligação estão autorizados a realizar a propaganda eleitoral somente a partir de 14 de agosto, observadas, em todas suas modalidades, os prazos fixados no calendário anexo a esta Resolução. A divulgação, em rede de rádio e televisão, da propaganda eleitoral gratuita ocorrerá nos trinta e cinco dias anteriores à antevéspera das eleições

O Cartório Eleitoral local tem até o dia 29 de outubro para diplomar os eleitos, que serão empossados em 1º de janeiro de 2022.

Desde o dia 1º de janeiro, a Prefeitura de Goianésia do Pará é administrada pelo presidente do Poder Legislativo, vereador pastor Francisco David Rocha, que pretende disputar o cargo de prefeito. Filiado ao MDB, Davi disputará a vaga de candidato com o ex-prefeito Ribamar Lima, que ficou em segundo lugar na eleição de 2020.

Também pretende concorrer ao cargo de prefeito o ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Itamar Cardoso, Cláudio da Sthil (Avante). Itamar teve o registro cassado pela Justiça Eleitoral. Os demais postulantes são Russinho (Solidariedade) e filho do ex-prefeito Russo; vereador Wellington Urbano (PSC); a empresária Gilmara Lacerda (Cidadania); e o ex-vereador Ivanildo (PSD). (Antonio Barroso)