Correio de Carajás

Um fenômeno chamado Formiga vai para Tóquio

Com 43 anos, meio-campista baiana é a única do mundo que já atuou em sete Copas (entre homens e mulheres) e agora irá também para sua sétima olimpíada

Formiga ainda tem gás para atuar em mais uma edição dos jogos olímpicos/ Foto: Naomi Baker/Getty Images

Quando a técnica da seleção feminina de futebol do Brasail, Pia Sundhage, convocou as 18 atletas que representarão o País nas Olimpíadas de Tóquio: dois nomes chamaram atenção: um pela presença e outro pela ausência. O primeiro nome é Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como “Formiga”, meio-campista baiana de 43 anos de idade, que vai para a sua sétima olimpíada. O outro nome que chamou a atenção foi o da atacante Cristiane, que está fora da lista.

Mas vamos nos ater primeiro a este fenômeno Formiga. Duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial, ela é a única pessoa do mundo a ter participado, como atleta, de 7 Copas do Mundo, isso incluindo homens e mulheres.

Anote aí: Formiga disputou as Copas de 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. Formiga também é a única jogadora que atuou em 6 edições dos Jogos Olímpicos e agora serão 7 olimpíadas. (Ela jogou em 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016 e agora – se não houver imprevistos – jogará mais uma.

Leia mais:

Foram convocadas as goleiras: Bárbara (Avaí/Kindermann) e Letícia Izidoro (Benfica-POR); as defensoras: Poliana (Corinthians), Bruna Benites (Internacional), Rafaelle (Palmeiras), Erika (Corinthians), Tamires (Corinthians) e Jucinara (Levante-ESP); meias: Formiga (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Júlia Bianchi (Palmeiras), Marta (Orlando Pride-EUA), Duda (São Paulo), Debinha (North Carolina Courage-EUA) e Adriana (Corinthians); e as atacantes: Ludmila (Atlético de Madrid-ESP), Bia Zaneratto (Palmeiras) e Geyse (Madrid CFF).

O caso Cristiane

Para a Imprensa, a treinadora Pia Sundhage, que é sueca, ponderou que Cristiane jogou diversos jogos com a seleção e fez muita diferença; ajudou muito a equipe. “Mas hoje acho que haja outras jogadoras que vão ajudar a equipe a jogar um bom futebol”, disse durante coletiva.

Ela disse também que tem examinado de perto outras jogadoras, mas deixou tudo muito vago, pois Cristiane não teve seu nome colocado nem na lista de quatro suplentes que ficam na espera para o caso de trocas por lesão.

O Brasil está no grupo F do torneio feminino de futebol nas Olimpíadas e vai estrear no dia 21 de julho, contra a China. (Chagas Filho)